APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Thiago Blumenthal

Thiago Blumenthal

Jornalista e mestre em literatura judaica pela USP, com passagens pelas redações da Folha de S.Paulo e do portal R7, é co-fundador da editora ‘Lote 42’ e colaborador eventual das revistas Dicta & Contradicta e Amarello. Traduziu e editou inúmeros títulos dos idiomas inglês e francês.

Thiago Blumenthal é bacharel em Letras – Inglês e Francês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2004, é mestre em Literatura Judaica pela Universidade de São Paulo, USP/SP, em 2007. Após o mestrado tentou o doutorado fora do país e já levava como o tema da tese um estudo sobre a autora americana Carson McCullers. Acabou não concluindo o objetivo.

Trabalhou como tradutor na Editora Perspectiva de janeiro de 2005 a novembro de 2006, em São Paulo. Nessa fase traduziu um livro pela editora, o Emmanuel Lévinas: Ensaios e Entrevistas. Editou outros títulos pela Publifolha (da Folha de S.Paulo) e, nesse meio tempo, atuou como repórter e editor na área de cultura na Ilustrada, da Folha de S.Paulo, de março de 2008 a maio de 2010. Foi responsável pela editoria de cinema do portal R7, da Rede Record, entre agosto de 2010 e outubro de 2011.

Editou a versão atualizada do Manual da Redação da Folha, além do DNA Paulistano, Outras Notas Musicais (Arthur Nestrovski), Pós-Tudo - 50 Anos de Ilustrada (Marcos Augusto Gonçalves) entre outras publicações.

Antes, foi editor da The L Magazine entre novembro de 2007 e fevereiro de 2008, na cidade de Nova York, Estados Unidos. Na editora redigia sinopses de filmes.

Foi colaborador da revista virtual Trópico, editada por Alcino Leite Neto e Esther Hamburger e da revista Dicta & Contradicta, onde escreve sobre literatura.

Assina o blog Trilhos Urbanos redigido por uma equipe que discute temas de cidade, arte e tecnologia. Os textos apresentam um ponto de vista próprio tanto para assuntos corriqueiros quanto para os polêmicos, fazem denúncias e mostram manifestações novas na cidade. O blog foi fundado por João Varella em julho de 2011.

Fundou com o jornalista João Varella, a editora Lote 42 em dezembro de 2012, em São Paulo, que continua dirigindo.  A editora, conforme explica, já nasceu com alma de start-up e “surgiu da necessidade de ter uma editora que soubesse usar os autores da nova geração, presentes predominantemente em trabalhos na internet. Ninguém fazia isso”, explica Thiago, parceiro na criação.

Sobre a proposta da editora, Varella arremata, no site da empresa: “Nossos livros sempre vão além do papel. Cada obra conta com uma presença digital própria e adequada ao conteúdo - seja por ebooks, sites, blogs, tumblrs ou a solução que for. Buscamos formalizar um catálogo de obras de referência que retratem nosso tempo em novas leituras.

No catálogo da editora estão: Já Matei por Menos, de Juliana Cunha; O Pintinho, de Alexandra Moraes e o novo livro dela O Pintinho 2, Manual de Sobrevivência dos Tímidos, de Bruno Maron e Seu Azul!, de Gustavo Piqueira; entre outros.

 

Atualizado em abril/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

https://twitter.com/blvmenthal

http://www.trilhosurbanos.com/author/thiago-blumenthal/

http://br.linkedin.com/pub/thiago-blumenthal/20/126/56a

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)