APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Thiago Herdy

Thiago Herdy

Correspondente de O Globo em São Paulo, passou pelo jornal Estado de Minas e pela sucursal mineira de O Globo. Ganhou os Esso de 2008 e de 2010 e o Instituto Prensa y Sociedad (Ipys) e Transparência Internacional 2009

Thiago Herdy é mineiro e formou-se na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

Iniciou a carreira no jornal Diário da Tarde (MG), como repórter de Geral. Passou também pela reportagem política do jornal Estado de Minas, onde fez várias matérias importantes sobre os bastidores da política mineira.

Atuou na sucursal mineira de O Globo (RJ), entre 2010 e 2012, cobrindo todas as editorias, mas dando um enfoque maior às pautas de Política. Em 2012, transferiu-se para São Paulo (SP), trabalhando na sucursal de O Globo como correspondente.

No jornal Estado de Minas (MG), emplacou uma matéria sobre as notas frias na prestação de contas das despesas dos parlamentares na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Em O Globo, publicou uma importante reportagem que denunciava o ex-ministro mineiro Fernando Pimentel. Segundo a matéria, ele teria recebido, irregularmente, mais de R$ 2 milhões para prestar consultoria para empresas, durante 2009 e 2010.

Foi o vencedor da 55ª edição do Prêmio Esso de Jornalismo 2010, na categoria Regional Centro-Oeste, com a série Nos passos de Jean. A matéria refez a trajetória de um emigrante que busca de um outro Brasil – com tudo de bom e ruim que pode haver nele –, assim como fez Jean Charles de Menezes em 13 de março de 2002, dia em que atravessou o Atlântico pela primeira vez em um avião. Jean morreu baleado em 22 de julho de 2005, em operação desastrada da Scotland Yard.

Por quase 40 dias, o repórter vivenciou os riscos de uma vida na ilegalidade. Sentiu na pele as agruras da busca pelo primeiro emprego e a adaptação a uma das cidades mais globalizadas da Terra, recorrendo às manobras de quem não quer correr o risco de ser posto em um avião de volta para o Brasil.

Pela série Sangria na saúde, sobre desvio de recursos na área, ganhou o Prêmio Esso 2008, na categoria regional Centro-Oeste e uma Menção Honrosa do Prêmio do Instituto Prensa y Sociedad (Ipys) e Transparência Internacional.


Atualizado em junho/2012 - Portal dos Jornalistas.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)