APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Thiago Nogueira

Thiago Nogueira

Repórter e setorista do Atlético do Jornal O Tempo, com vasta experiência em cobertura do setor esportivo. Foi apurador no Jornal Estado de Minas e repórter esportivo do Uol Esportes em Minas Gerais. Acumula prêmios de destaque e, desde 2007, mantém o Blog DiCarmo, um espaço onde escreve sobre os fatos mais relevantes da sua cidade natal, Carmo da Mata.

Thiago Nogueira da Silva nasceu em Carmo da Mata, Minas Gerais, em 17 de setembro de 1984. Mudou para a capital mineira onde estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

O primeiro contato com a profissão foi como estagiário/ monitor do Marco, jornal laboratório da própria faculdade. Posteriormente, fez parte da equipe de Assessores de Imprensa do Cruzeiro Esporte Clube, onde era responsável pela produção de conteúdo para o site.

No final de 2006, conseguiu uma vaga de estagiário no Grupo Diários Associados, passando a ser o responsável pela apuração e ronda policial dos jornais Diário da Tarde e Estado de Minas.

Após a formatura, em 2007, trabalhou brevemente na equipe de repórteres esportivos do jornal O Tempo, quando, então, foi contratado na Lead Comunicação, empresa de consultoria em comunicação que, dentre os serviços prestados, era responsável pelo conteúdo do UOL Esporte em Minas Gerais. Nesse sentido, Thiago trabalhava como repórter esportivo da agência.

Em março de 2009, retornou para o jornal O Tempo como repórter do caderno de Esportes e passou a produzir matérias sobre o dia-a-dia do setor, além de fazer, diariamente, diversas coberturas de eventos esportivos, como campeonatos, competições, treinos, contratações, etc.

Entre outubro de 2009 e abril de 2011, atuou na equipe de reportagem do caderno de Cidades do periódico, onde passou a cobrir os assuntos referentes à Região Metropolitana de Belo Horizonte, como infraestrutura urbana, educação, saúde, comportamento, segurança pública, dentre outros.

Em 2011, conquistou o Prêmio SES de Jornalismo em duas categorias, impresso e digital. A matéria premiada foi "Artilharia pesada contra ameaça que vem pelo ar", onde buscou mostrar o exemplo da cidade de Três Corações (MG), que combateu a dengue e obteve ótimos resultados depois das ações implementadas pelo governo. Em 2012, também foi premiado com o 2º lugar no Prêmio Microcamp de Jornalismo, com uma matéria sobre lixo eletrônico.

Atualmente, está de volta à equipe de Esportes do jornal, onde assume a função de setorista do Clube Atlético Mineiro, cobrindo os principais jogos e acontecimentos referentes ao time.

Dentre os trabalhos que marcaram a carreira, destacam-se: a cobertura do caso Bruno, ex goleiro do Flamengo, acusado de assassinar a modelo Eliza Samudio; a cobertura do surto de gripe suína, em 2009, quando foi montada uma editoria especial no jornal para cobrir o assunto e ele passou três meses por conta do tema; e uma matéria realizada no sul de Minas, na cidade de Itajubá, sobre um ex-jogador de basquete que hoje ensina o esporte para presidiários da região.

Thiago já participou de vários congressos na área da comunicação e realizou diversos cursos oferecidos pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), dentre eles, o de como investigar os gastos públicos em esportes, que o ajudou nas apurações referentes ao setor esportivo.

Em 2008, recebeu o Prêmio Expocom de Melhor Projeto Brasileiro de Webjornalismo, com a criação do site Cidade Invisível, resultado prático do seu projeto de conclusão de curso sobre jornalismo literário.

Desde 2007, mantém o Blog DiCarmo, um espaço onde escreve sobre os fatos mais relevantes da sua cidade natal, Carmo da Mata. Lá ele comenta os principais acontecimentos, além de falar sobre a história e curiosidades da cidade. Atualmente, o blog está em fase de ajustes editoriais e se encontra temporariamente inativo, mas em breve estará no ar novamente.

Thiago Nogueira junto com os jornalistas Larissa Arantes, Murilo Rocha venceu o 34º Prêmio Vladimir Herzog/2012 na categoria Jornal, com a reportagem ‘Quando a ditadura entrou em campo’ publicada pelo jornal O Tempo de Belo Horizonte/Minas Gerais. A matéria vencedora relata como jogadores e atletas foram vítimas da repressão entre 64 e 85. Na edição premiada, nomes com os de Afonsinho, Nando, Reinaldo, Sócrates, Wladimir, jogadores e de alguns treinadores, como João Saldanha, aparecem como figurantes na lista de subversivos durante os anos de chumbo, entre 1964 e 1985. Esportistas e familiares- de acordo com a matéria - continuam esperando a revisão da história pela Comissão da Verdade, oportunidade de tornar público como a ditadura interrompeu, de forma cruel e quase sempre silenciosa, trajetórias promissoras.

 

Atualizado em Outubro/2012 - Portal dos Jornalistas/MG - SP

Fonte:

J&Cia Edição 868, de 17 a 24 outubro/2012

Informações fornecidas pelo próprio jornalista.

http://www.carmodamata.blogspot.com.br/

http://fca.pucminas.br/saogabriel/ci/cidadeinvisivel/alicerce.html

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)