APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Tiago Santana

Tiago Santana

Fotógrafo várias vezes premiado, desenvolve ensaios pelo Brasil e América Latina. Lançou em abril de 2014, 'Céu de Luiz'. No livro assina as fotos que trazem textos do jornalista Audálio Dantas.

Tiago Santana nasceu na cidade de Crato, Ceará, em sete de Setembro de 1966.

Iniciou as atividades em artes visuais e a carreira profissional como fotojornalista e documentarista, 1989. A partir daí construiu uma trajetória na imagem.

Entre 1989 e 1990, em Fortaleza, CE, foi coordenador da 1ª e 2ª Semana de Fotografia do Ceará. Em 1990 desenvolveu um trabalho pessoal de documentação das manifestações populares do Nordeste brasileiro e passou a se dedicar às romarias a Juazeiro do Norte.

Em 1994 recebeu a Bolsa Vitae de Artes com o projeto Benditos, livro homônimo publicado em 2000; e o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, em 1995.

Em 2007 ganhou os Prêmios Conrado Wessel de Ensaio Fotográfico e APCA, pelo ensaio O Chão de Graciliano, livro realizado em parceria com o jornalista Audálio Dantas.

Ganhou o Prêmio O Melhor da Fotografia no Brasil em 2007, 2008 e 2009. Em 2010 recebeu o Prêmio Porto Seguro Brasil de Fotografia.

Em 2011 foi o segundo brasileiro a ter seu trabalho publicado na coleção de fotografia francesa Photo Poche. Organizou diversas exposições e festivais de fotografia no Brasil.

Antes, em 1994, Tiago fundou a editora Tempo D'Imagem.

Lançou em abril de 2014, Céu de Luiz pela editora Tempo d’Imagem e Edições Sesc São Paulo. O livro tem as fotos de Tiago Santana e texto do jornalista Audálio Dantas. A obra retrata o universo de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, a partir de sua identificação com o sertão, particularmente a região do Pernambuco e do Cariri cearense.

Com texto de Audálio Dantas, o Céu de Luiz é uma homenagem ao centenário de Gonzaga. O ponto de partida do livro foi em Exu, onde Luiz Gonzaga nasceu e iniciou a carreira artística. O fio condutor é o homem Luiz e o lugar onde ele nasceu, passou sua infância, descobriu o mundo e construiu a sua obra.

Em 2014, segue a carreira como fotógrafo Independente. Atua desde 1989, como fotógrafo profissional trabalhando com fotografia documental.

Tiago tem seu trabalho publicado em jornais, revistas e livros no Brasil e no exterior e participados de importantes acervos e coleções de fotografia.

Atualmente desenvolve projetos editoriais na Editora Tempo d’Imagem em São Paulo-SP e Fortaleza-CE. É diretor do IFOTO - Instituto da Fotografia em Fortaleza, Ceará - BRASIL.

 

Atualizado em abril/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.localfoto.com.br/novo/fotografos.aspx?idfotografo=28

Jornalista&Cia – Edição 945/2014

http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/10510-lancamento-do-livro-ceu-de-luiz-acontece-no-teatro-dragao-do-mar

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)