APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Túlio Milman

Túlio Milman

Repórter, redator, colunista, comentarista e entrevistador no jornal Zero Hora, na RBS TV, na rádio Gaúcha e no portal clicRBS. Foi enviado especial do grupo RBS a mais de 15 países.

Túlio Milman formou-se em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos-PucRS), de Porto Alegre (RS). Fez pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e em Recursos Humanos pela Escuela de Administración de Empresas de Barcelona (Espanha).
 
Sua primeira reportagem publicada foi em um jornal da comunidade judaica, ao voltar de Israel, onde fez um intercâmbio aos 17 anos de idade. Depois, foi chefe de gabinete e assessor de um vereador na Câmara Municipal de Porto Alegre. Em seguida, quando decidiu estudar em Barcelona, conseguiu um emprego de correspondente do jornal Correio do Povo (RS) para cobrir as Jogos Olímpicos 1992, que ocorreram na cidade espanhola.
 
De volta ao Brasil, em 1993, foi convidado para integrar a equipe de José Barrionuevo, então editor de Política do Correio do Povo. Três meses depois, os dois mudaram-se para o Zero Hora (RS), onde Túlio atuou como assistente interino e editor-assistente de Política. Em 1999, tornou-se comentarista na rádio Gaúcha (RS), também do grupo RBS, como o ZH. Foi enviado especial do grupo  na guerra Peru-Equador, na invasão americana no Haiti e na implementação do acordo de paz entre Israel e Jordânia. Em outubro de 2009, passou a assinar a coluna Informe Especial na página três do Zero Hora.
 
Em 1994, foi o primeiro comunicador da história da TVCom (RS), emissora de tevê a cabo do grupo RBS. Na emissora, começou fazendo comentários sobre Política. Logo depois, apareceu a proposta de apresentar um programa só seu na emissora, o Estúdio 36. Entre 1998 e 2012 foi apresentador do Teledomingo, programa de variedades da RBS TV, que seguia a linha do Fantástico e era apresentado logo depois deste. Realizou coberturas nos Estados Unidos, México, Uruguai, Europa e Argentina – esta em 2003, durante a posse do presidente Nestor Kirchner (1950-2010). Assumiu o comando do programa Chamada Geral Segunda Edição, na rádio Gaúcha, em fevereiro de 2006. Participou do quadro Aboadica Itapema, na rádio Itapema (RS), em maio de 2007. Esteve na equipe da RBS que cobriu os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
 
Em julho de 2012, integrou-se à cobertura da RBS TV e da TV Globo nos Jogos Olímpicos de Londres. Foi para a Inglaterra também como colunista do ZH, junto com o editor de Esportes David Coimbra. Tornou-se comentarista do Gaúcha Hoje, da rádio Gaúcha. Voltou à telinha no final de outubro daquele ano, novamente na TVCom, para lançar e apresentar o  Mãos e Mentes, programa diário de entrevistas da emissora, que tornou-se semanal a partir de meados de 2014.
 
Cobriu os desdobramentos do incêndio da boate Kiss em janeiro de 2013. Em junho, passou a trabalhar com webTV em junho, após o lançamento do zerohora.tv no portal do ZH, apresentando o quadro Conversa de elevador, bate-papo sobre Política e Economia produzido e editado por Gabriele Branco, Anderson Fetter e Omar Freitas. Tornou-se comentarista do Jornal do Almoço, na RBS TV, em 2014, mesmo ano em que participou da cobertura da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Cobriu os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016 pela rádio Gaúcha, com reflexos nos demais veículos da RBS.
 
Integrou-se ao projeto #SegurançaJá, ação integrada dos veículos do Grupo RBS para expor e debater o tema no Rio Grande do Sul, diante do aumento substancial em seus índices de criminalidade na região, em agosto de 2016, comandado por Carlos Etchichury
 
É coautor, com Heitor Kramer, do livro Vença com a Mídia (Artes Ofícios, 2002).
 
 
Atualizado em outubro de 2016
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)