APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Valdo Cruz

Valdo Cruz

Repórter especial e colunista da página A2 da Folha de S.Paulo, cobre os bastidores do mundo da Política e da Economia em Brasília. Faz também comentários na GloboNews. É Top 50 nos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2016.

Valdo Cruz nasceu em Belo Horizonte (MG). É formado em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (Fafi-BH).
 
Começou a carreira em maio de 1988 como repórter na sucursal mineira do Grupo Folha. Em setembro foi transferido para a sucursal de Brasília (DF), onde ocupou os cargos de secretário de Redação, de 1990 a 1995, e de diretor-executivo, entre 1996 e 2006.
 
Passou então a atuar como repórter especial nas áreas de Política e Economia. Especializado na cobertura da área  Petroquímica, recebeu o Prêmio Onip de Jornalismo 2010, promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo, junto com Eliane Cantanhêde, Pedro Soares e Samantha Lima, pelo caderno especial Cinco perguntas sobre o pré-sal, que retratava os desafios do empreendimento e explicava didaticamente a importância da nova reserva de óleo e gás do País.
 
Em março de 2013 passou a assinar a coluna Brasília do impresso, na página A2, às segundas-feiras, escrevendo sobre os bastidores do mundo da Política e da Economia. Começou, também, a atuar como comentarista do programa Em Pauta, da GloboNews. Com o tempo, passou também a fazer comentários em outros telejornais da emissora.
 
Está entre os Top 50 dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2016, segundo apuração do J&Cia em parceria com a Maxpress.
 
 
Atualizado em novembro de 2016
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)