Valquiria Lopes

    Valquíria Moreira Lopes nasceu em Jordânia (MG), em 8 de janeiro de 1979. Apaixonada pela área da Comunicação, quando completou 18 anos, mudou para a capital mineira e estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo no Centro Universitário Newton Paiva (MG).
    Iniciou a carreira profissional como repórter do caderno de Cidades do jornal O Tempo, onde permaneceu por três anos. Entre 2009 e 2010, atuou como editora do núcleo de jornais da Prefeitura Municipal de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No início de 2010, foi convidada a participar da equipe do jornal Estado de Minas, onde atua como repórter do caderno Gerais.
    Dentre os trabalhos que lhe marcaram a carreira, ela destaca: a cobertura da seca em Minas Gerais, em 2008, em que produziu diversas matérias mostrando o drama das famílias que sofriam com o problema; a cobertura do Enem 2009, quando foi enviada para várias cidades do interior de Minas e descobriu a quantidade de jovens que desconhecem o exame e a finalidade do mesmo; e a série de matérias sobre as irregularidades do Hospital do Ipsemg, em 2009, em que acompanhou o drama dos pacientes e os problemas enfrentados dentro do hospital.
    Tem se dedicado na cobertura de assuntos referentes à Região Metropolitana de Belo Horizonte, como infraestrutura urbana, educação, saúde, comportamento, segurança pública, problemas ambientais, trânsito, estradas, patrimônio artístico e religioso, dentre outros.
    Atualizado em março de 2012 – Portal dos Jornalistas/MG
    Fonte:
    Informações fornecidas pela própria jornalista