APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Vera Schmitz

Vera Schmitz

Hoje é Editora- Assistente de Política no Jornal Estado de Minas. Possui grandes experiências em veículos de comunicação e já foi destaque como repórter da Revista de Economia.

Vera Lúcia Freitas Schmitz nasceu em Juiz de Fora, interior de Minas Gerais, em 13 de fevereiro de 1963. Estudou Comunicação Social na Universidade Federal de Juiz de Fora.  

Em 1986, já formada, mudou-se para Governador Valadares (MG), onde iniciou a carreira como Chefe de Reportagem da então afiliada da TV Manchete que, posteriormente, passou a ser afiliada da Rede Globo.

Um ano depois, deixou a TV para criar a Eco Comunicação, com cinco colegas de faculdade que se mudaram para Governador Valadares. Foi uma fase de pura efervescência criativa, quando produziram e assumiram a publicação de uma série de veículos, como um jornal que circulava em bares, outro focado na comunidade valadarense em Boston (EUA); um periódico sobre moda; house organs; um programa de rádio para caminhoneiros e outro aos domingos, só de Roberto Carlos, além de alguns especiais. Foi um período de grande aprendizado, mas a cidade de Governador Valadares ficou pequena para tantas idéias e, após vender a empresa, Vera mudou para Belo Horizonte. 

Na capital, passou rapidamente pelo jornal Hoje em Dia, como repórter do caderno Minas; repórter do  Jornal de Casa e apuradora da  Rede Globo. Nesta última, a contratação definitiva não foi possível devido às mudanças vindas com o Plano Collor.

Antes de chegar ao jornal Estado de Minas, onde ainda trabalha, foi responsável pela chefia da assessoria de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 34ª Região (TRT-MG). 

Após sucessivas substituições de férias no Jornal Estado de Minas, foi contratada, em outubro de 1991, para trabalhar nos extintos cadernos do interior. Com o fim dos cadernos, foi promovida a redatora da primeira página e, em seguida, à subeditora, onde permaneceu por quatro anos. Nesse período participou de várias reportagens importantes.

Paralelamente, atuou como repórter da Revista de Economia, responsável pela capa de dezenas de edições, sendo que, entre as edições que tiveram maior repercussão se destacam as reportagens que abordaram a importância do investimento na educação (familiar e escolar) e o Custo Brasil.

Tornou-se subeditora de Economia em 2001 e, quatro anos mais tarde, editora-assistente, assumindo interinamente a editoria por várias ocasiões. Também editou e foi responsável pelo caderno Agropecuário por oito anos, época em que fez palestras e foi agraciada com o diploma de destaque na imprensa pela Emater-MG.

Em julho de 2010, foi para a editoria de Política, onde, atualmente, é Editora- Assistente. 

Atualizado em Janeiro/ 2012 – Portal dos Jornalistas/MG

Fonte: Informações fornecidas pela própria jornalista.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)