APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Verônica Couto

Verônica Couto

Editora da Esgrima Comunicação, continua sua luta pela democratização do acesso às tecnologias de informação

Verônica Couto nasceu no Rio de Janeiro, em 1963. Cresceu no bairro do Flamengo, “com pouco dinheiro e muito livro”, como gosta de salientar. É formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/RJ), em 1985.

Iniciou a carreira no Jornal do Commercio (RJ), em 1987. Passou pelas redações da sucursal carioca da Gazeta Mercantil (SP) e do Jornal do Brasil, como repórter. Vive em São Paulo desde novembro 1992, quando tornou-se editora-assistente de O Estado de S.Paulo (SP). Ficou na função até janeiro de 1995.

Ocupou o posto de editora-executiva na Plano Editorial, de junho de 1996 a janeiro de 2005, e na revista A Rede, da Momento Editorial, focada em tecnologia para a inclusão social, de maio de 2005 a junho de 2008. Participou do lançamento do portal Tele.Síntese, em setembro de 2005, com Lia Ribeiro Dias e Miriam Aquino. Atuou na Editora Abril como editora de texto, entre 2008 e 2009 e como freelancer na editoria de Cotidiano da Folha de S.Paulo, no final de 2009.

Paralelamente, foi editora de conteúdo da Liga Brasileira de Editoras (Libre) e colaboradora das revistas Ela & Lucros e Computerworld, entre 2009 e 2010.

É editora e sócia na Esgrima Comunicação desde julho de 2008, onde produz conteúdo nas áreas de tecnologia, literatura, educação e economia.

É autora do livro infantil Vale quanto pesa (ilustrações de Daniel Bueno, Peirópolis, 2010). Fez a coordenação editorial dos livros O Celular no Brasil: de símbolo de status a instrumento de cidadania (Plano Editorial, 2002) e Inclusão Digital: com a palavra, a sociedade (Plano Editorial, 2003), e é coautora de Alencastro, o General das Telecomunicações (Plano Editorial, 2004), com Lia Ribeiro Dias e Patrícia Cornils, e de Dedo de Moça – Uma antologia das escritoras suicidas (Terracota, 2009). Os contos e poemas desta antologia podem ser lidos no website Escritoras Suicidas.


Atualizado em dezembro de 2011.
Fontes:
Arquivo Jornalistas & Cia.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)