Verónica Goyzueta

    Verónica Goyzueta é peruana, mas estudou Jornalismo na Universidade de Brasília (UnB/DF), formando-se em 1996. Além disso, é bacharel em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (Lima), em 1986, onde também estudou Linguística e Literatura. Fez, ainda, especialização em Marketing na Faculdade Trevisan (SP), em 2002, e é máster em História e Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), em 2005.

    Radicada em São Paulo, foi correspondente da agência Dow Jones Newswires, de 1996 a 1999, fazendo cobertura das principais privatizações brasileiras. Escreveu também sobre tecnologia e negócios para a AméricaEconomía Dow Jones Magazine.

    Presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros, ACE, desde 1998, Verónica Goyzueta seguiu presidindo – (interinamente a partir de 2009) a entidade sediada em São Paulo até junho de 2015, quando deu posse a Stijntje Blankendaal, holandesa, correspondente dos veículos Dagblad Trouw, De Groene Amsterdammer e Vrij Nederland. Na ACE, Verónica Goyzueta teve uma participação importante no episódio em que o governo brasileiro expulsou do país o correspondente do The New York Times, Larry Rohter, assumindo a sua defesa em nome dos correspondentes.

    É correspondente no Brasil do jornal espanhol ABC desde 2002, escrevendo sobre diversos assuntos como política, finanças, negócios, cultura e esportes.  Em 2007, tornou-se editora e correspondente da revista AméricaEconomía. Depois, foi correspondente da Mergermarket – Financial Times, trabalhando na cobertura de fusões e aquisições no Brasil e na América Latina. Em julho de 2009 fundou o Tubaína Bar, um bar paulistano com um toque peruano.

    Tem colaborações em veículos latino-americanos como El Comercio (Peru), El Mercurio (Chile), El Cronista (Argentina); norte-americanos como USA Today e Art News; e europeus, entre eles, o serviço em espanhol da rádio alemã Deutsche Welle. Colaborou também com a unidade de inteligência da agência BNAmericas, produzindo reportagens especiais sobre temas como Private Equity, Biocombustíveis, Mercado Imobiliário, Crédito e Infra-estrutura.

    Participou da organização de dois livros: O Brasil dos Correspondentes (Mérito, 2008), com Jan Rocha e Thomaz Milz, que relata fragmentos da história da redemocratização do País, seus acertos e desacertos, ações e contradições, e Guerra e Imprensa: um olhar crítico da cobertura da Guerra do Iraque (Summus, 2003), com Thierry Ogier.

    Em 2004, venceu o Prêmio Comunique-se na categoria de melhor correspondente estrangeiro no Brasil.

    Entre 2012 e 2013 foi comentarista do programa Legião Estrangeira, na TV Cultura,comandado pela jornalista Mônica Teixeira, que reunia correspondentes para comentar os principais fatos da cobertura nacional e internacional.

    Em abril de 2014, Verónica Goyzueta, juntou-se à Virta para liderar a Virta Latam, divisão da agência responsável por trabalhos de assessoria de imprensa e produção de conteúdo para a América Latina.

    Em 2014, Verónica Goyzueta foi selecionada ao lado do jornalista Bill Hinchberger na concorrida bolsa de jornalismo ambiental da ONG internacional mongabay.org, para fazer uma série de reportagens na Amazônia do Equador e do Peru.

    Em fevereiro de 2016 Verónica Goyzueta lançou ao lado do jornalista Daniel Castro especialista em Brasil/China o portal Brasil China Report (BCReport), que reúne conteúdo e cobertura diária do Brasil e da China e de suas relações no mundo.

    O lançamento chegou em meio à profunda crise econômica que abala Brasil e China, e tem como objetivo ser um canal de informações com cobertura diária, para aproximar os dois gigantes mundiais por meio de notícias, vídeos, colunas, estudos e entrevistas exclusivas.

    O portal BrasilChinaReport  lançado oficialmente no primeiro dia de fevereiro/2016 em São Paulo, com direito a demonstração cultural da tradição de chá da China.

     

     

    Atualizado em fevereiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pela correspondente internacional

    http://www.virta.inf.br/blog/