APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Vico Iasi

Vico Iasi

Repórter, editor e apresentador do programa Globo Rural, na TV Globo, traz na bagagem vários prêmios de jornalismo em televisão.

Vico Iasi nasceu em São Paulo e trabalha, há mais de vinte anos, como repórter, editor e apresentador de televisão. Formado em jornalismo, iniciou a carreira no programa Globo Ciência, em 1992, registrando o dia-a-dia de pesquisadores das principais universidades e centros de tecnologia do país. Em 1995, após alguns meses na Rádio CBN, entrou para a equipe do Globo Rural.

Viajando pelo programa, Vico realizou centenas de reportagens: seguiu rituais indígenas nas profundezas da Amazônia, visitou produtores de queijo nos campos da Europa, conviveu com criadores de lhama na Cordilheira dos Andes, navegou por grandes rios brasileiros, como Tocantins, Araguaia, Amazonas, São Francisco e Juruá. Assim, em florestas ou vilarejos, fazendas ou laboratórios, gravou matérias em quase todos os estados do Brasil e também em outros países – como Inglaterra, Chile, França, Argentina, Peru, Bélgica, Suíça.

Na redação do Globo Rural, em São Paulo, sempre se dedicou à edição completa de suas reportagens e, desde 1996, exerce frequentemente a função de apresentador.

Alguns desses trabalhos foram reconhecidos com prêmios. Entre eles, Vico ganhou a distinção Jornalista Amigo da Criança (1996), por matérias sobre trabalho infantil no campo; o Prêmio Embrapa de reportagem (1999), por um documentário sobre cultivo ecológico no Acre; o Prêmio Madeira de Jornalismo Florestal (2005), por uma série sobre desenvolvimento sustentável da Amazônia; o Prêmio Sebrae de Telejornalismo (2012 e 2013), com reportagens sobre agricultura familiar e combate à pobreza no meio rural.

O jornalista também realizou estudos acadêmicos, no Brasil e, sobretudo, na França, onde viveu por alguns anos. Numa série de idas e vindas, fez extensão universitária na Sorbonne (2003) e mestrado na Universidade de Paris II (2008). A dissertação abordou relações entre reportagens do Globo Rural e temas como cultura, território e globalização e foi vencedora do Prêmio da Inathèque de France (2009). A distinção é concedida anualmente pelo Institut National de l’Audiovisuel – INA – aos melhores estudos em língua francesa sobre rádio e televisão.

Explorando o mesmo campo de pesquisa, Vico defendeu uma tese de doutorado, em fevereiro de 2014, na Universidade de Paris VIII.

Em março de 2016 Vico Iasi foi convidado pelo curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura para uma aula sobre o Brasil rural do século XXI – o campo entre cidades. Como demais integrantes do Globo Rural ele é convidado com frequência para palestras principalmente quando o assunto é o agronegócio.

Segue em 2016 como repórter e apresentador do programa.

 

 

Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

https://youtu.be/SBucw93S87w

Informações iniciais conferidas pelo jornalista

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/02/conheca-redacao-do-globo-rural.html

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)