APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Victor Dragonetti (Drago)

Victor Dragonetti (Drago)

Repórter fotográfico, blogueiro e colaborador da Folha de S.Paulo e do núcleo Catraca Livre do projeto Aprendiz, na capital paulista. Trabalhou para o Unicef, promoveu exposições fotográficas como 'Alunos-luz' e integra o blog coletivo 'SelvaSP'. Foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo 2013, na categoria Fotografia.

Victor Dragonetti, o Drago, como é conhecido no mercado editorial e nas redes sociais, nasceu no dia oito de janeiro de 1991. Completou seus estudos no Instituto de Arte e Ciência (Indac), em São Paulo (SP).

Começou a fotografar aos 14 anos de idade com uma velha câmera Zenit Reflex de sua mãe e a experiência despertou seu interesse, lembrou Drago em entrevista ao portal do núcleo Catraca Livre do projeto Aprendiz, na capital paulista.

Cerca de três anos depois passou a colaborador do Catraca Livre,iniciando a carreira como repórter fotográfico, em 2008. Em setembro deste mesmo ano organizou sua primeira exposição fotográfica ‘Alunos-luz’, apresentada ao público no Teatro da Vila, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo (SP).

A exposição foi fruto de várias semanas fotografando diariamente estudantes da escola estadual Carlos Maximiliano da capital paulista em busca de cenas que mostrassem os alunos com os olhos brilhando - e não as previsíveis imagens sombrias da educação pública. As fotos do ‘Alunos-luz’ e do projeto ‘Harmoniza Vila’, de ideia semelhante, estão disponíveis no site VilaMundo, do Catraca Livre.

Posteriormente Drago participou de outras exposições, teve fotos publicadas em livros, foi colaborador do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Criança) no Brasil e passou a ministrar aulas de fotografia para outros jovens.

Entre 2011 e 2012 lançou os blogs Vdrago e Cargo Collective onde desde então posta suas produções fotográficas; no período passou a integrar o blog coletivo SelvaSP que reúne um grupo de fotógrafos de rua que registram a cidade de São Paulo. Segundo seus integrantes, a ideia do website é o “estado de espírito de olhar (des)atento na experiência de retratar, entender e principalmente sentir as ruas da maior cidade do hemisfério sul”.

No período, Drago também passou a atuar para a Folha de S.Paulo e, em outubro de 2013, foi finalista do Esso de Jornalismo, na categoria Fotografia, com a reportagem PM ferido afasta agressores e com a série Fragmentos de uma manifestação, veiculados no jornal.

 

 

 

Atualizado em outubro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

https://www.facebook.com/Dragofotos

https://www.facebook.com/selvasaopaulo

https://twitter.com/dragofotos

http://cargocollective.com/vdrago

http://vdrago.tumblr.com/

http://selvasp.com/?author=2

http://www.flickr.com/photos/vdragonetti/

http://vilamundo.org.br/2010/05/victor-dragonetti-um-olhar-diferente/

http://vilamundo.org.br/2013/08/protestos-de-junho-sao-tema-de-mostra-fotografica-na-galeria-ima/

http://vilamundo.org.br/2010/05/victor-dragonetti-um-olhar-diferente/

http://www.revistaondajovem.com.br/materiadet.asp?idtexto=391

http://andrielemo1.blogspot.com.br/2011/09/victor-dragonetti.html

http://www1.folha.uol.com.br/revista/saopaulo/2013/06/16/1294938-dialogos-de-protesto.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/10/1357450-folha-recebe-nove-indicacoes-ao-premio-esso-2013.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/colunas/gd240908.htm

http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2013/06/1295205-veja-cenas-e-relatos-dos-protestos-e-da-violencia-que-assustaram-sp.shtml

http://cdhsapopemba.blogspot.com.br/2009/08/como-reconhecer-uma-comunidade.html

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=1945

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)