APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Vivaldo de Sousa

Vivaldo de Sousa

Diretor-executivo da agência Máquina da Notícia, foi coordenador de Economia e Geral da Folha de S.Paulo em Brasília por mais de dez anos

Vivaldo Reinalto de Sousa nasceu em 25 de abril de 1965, em São Paulo (SP). Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em 1987, em 1996, concluiu mestrado em Ciências Políticas, com dissertação sobre Coligações Partidárias, na Universidade de Brasília (UnB/DF).
 
Começou no Jornalismo em 1986, colaborando para os jornais Socorro News (jornal de bairro na Zona Sul de São Paulo), no segundo trimestre, e Folha de S.Paulo, no caderno de Informática, no terceiro trimestre. A partir de novembro de 1986, foi estagiário na Assessoria de Imprensa da Fundação Cesp, em São Paulo. Em janeiro de 1987, passou a repórter trainee na revista IstoÉ, na época administrada pela Gazeta Mercantil, nas editorias de Nacional, Economia e Cultura.
 
Em junho de 1988, assumiu como repórter de Economia da Folha de S.Paulo, ali ficando até agosto de 1989, quando aceitou convite para se transferir para a sucursal do jornal em Brasília, como repórter de Economia. Quase dois anos depois, em junho de 1991, deixou a Folha, mas continuou na capital federal, transferindo-se para a sucursal da revista Veja como editor-assistente de Política e Economia. Ficou menos de um ano por lá, sendo chamado novamente pela Folha, em maio de 1992, como repórter de Economia.
 
De janeiro de 2000 a novembro de 2011, foi o coordenador de Economia  e Geral da Folha em Brasília. Assumiu, em seguida, a Direção Executiva do escritório brasiliense da agência Máquina da Notícia.
 
Em 1995 ganhou, em equipe, o Prêmio Folha, com o caderno Eleições S/A, o primeiro levantamento sobre o financiamento de campanhas eleitorais no País a partir de dados fornecidos pelos partidos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Organizou, com Roberto Seabra, o livro Jornalismo Político: Teorias, Histórias e Técnicas (Record, 2006).
 
Desde 2002 é professor de Jornalismo do Centro Universitário de Brasília (UniCeub/DF) e professor do módulo de Política Fiscal do curso de extensão em Jornalismo Econômico da UnB. Entre 1979 e 1986, antes de ser jornalista, foi auxiliar de contas a pagar da rede de supermercados Sé em São Paulo. Na verdade, a ligação dele com Economia é bem antiga: entre 1984 e 1985, foi tesoureiro do Central Acadêmico Benevides Paixão, dos alunos de Jornalismo da PUC/SP.
 
É casado com a jornalista Joyce Russi.
 
 
Atualizado em março de 2013
Fontes:
Livro Jornalistas Brasileiros - Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005)
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)