Vivian Oswald

    Vivian Oswald é carioca, formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Começou a carreira no Jornal do Brasil, no Rio.

    Desde 1999, trabalha no jornal O Globo. Foi repórter de economia na sucursal de Brasília até 2003. De 2004 a 2007, colaboradora do jornal em Bruxelas, base para coberturas sobre a União Europeia e diferentes países da Europa, e correspondente em Moscou até 2009. Na Rússia, onde também fez reportagens para a Globo News, CBN e Radio France Internationale, cobriu a guerra dos russos contra a Geórgia em 2008.

    As experiências que teve por lá foram reunidas no livro Com Vista para o Kremlin – A Vida na Rússia pós-soviética (Ed. Globo). Na obra, ela desfaz alguns mitos que perduram do lado de cá e revela um pouco mais sobre o verdadeiro espírito russo (sim, eles são durões). O livro trata da nova Rússia, que completou seus primeiros vinte anos após o colapso do regime soviético em 2011. Relata que “é uma história ainda recente e que a troca de bandeiras parece ter acontecido ontem”.

    Durante o período em que viveu na Rússia, Vivian manteve o blog Com vista para o Kremlin, que, embora já não esteja mais em atividade, continua no ar para quem quiser conhecer um pouco mais do país.

    De volta ao Brasil em 2010, Vivian trabalhou na sucursal do GLOBO em Brasília como repórter especial de economia até 2013, quando mudou-se para Londres, onde trabalha como correspondente do jornal.

    No fim do ano de 2011, Vivian voltou a Moscou para preparar uma série de reportagens sobre os 20 anos do fim da URSS. Sobre esta volta deu uma entrevista à revista Veja em 2012.

    No Reino Unido, acompanhou a morte da ex-primeira-ministra Margareth Thatcher, o nascimento do príncipe George (primeiro filho do príncipe William e da Duquesa de Cambridge), o plebiscito de independência na Escócia e a eleição-geral que manteve os conservadores no poder em maio de 2015.

    No início de maio/2016 Vivian Oswald trocou Londres (Reino Unido) por Pequim (capital da República Popular da China). Ela que passou os últimos três anos como correspondente em Londres estreou com comentários nas editorias de Mundo e Economia de O Globo no domingo – primeiro de maio. Sobre a nova empreitada Vivian comentou: “É aquela sensação de saber que precisa aprender tudo de novo”. Ela esteve no Brasil em março, para dar a notícia à família, e chegou a Pequim no final de abril – seu marido é diplomata e ela o acompanhou.

     

     

    Atualizado em maio/2016  – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição 1.049

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/em-globo-vivian-oswald-troca-londres-por-pequim

    http://www.brazil.org.uk/press/brazilian-journalists-in-the-uk.html

    http://vejasp.abril.com.br/materia/turismo-russia/

    https://www.facebook.com/vivian.oswald.5/about

    http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/_ed833_jornais_e_revistas_prometem_humor_combativo/

    http://oglobo.globo.com/mundo/correspondente-do-globo-registra-espera-pelo-nascimento-do-bebe-real-9120382