Viviane Biondo

    Viviane Biondo
    Viviane Biondo

    Viviane Biondo Camargo de Almeida nasceu em São Paulo, no dia 12 de dezembro de 1985. Formou-se jornalista em 2007 pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, em São Paulo. Também concluiu pós-graduação em Imagem e Comunicação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2010, e MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em 2016, com estudos ligados à sustentabilidade e aos conceitos de e-Mobility e Smart Cities. Tem dez anos experiência como repórter e editora em economia, negócios, setor automotivo e transporte e há mais de cinco atua na comunicação corporativa.

    Escolheu o jornalismo pela curiosidade. Como a própria jornalista relata, “sempre gostei de buscar as diferentes visões sobre os fatos, compreendê-los e reportá-los”.

    Começou a carreira como estagiária na assessoria de imprensa na divisão de difusão cultural do Centro Cultural São Paulo, em 2005. Em seguida, ainda como estagiária, atuou na produção de conteúdo para o serviço mobile (Smartphone) de futebol da ESPN Brasil.

    Em 2007 entrou na Editora Abril como repórter da revista Witch, publicação para pré-adolescentes, produzindo reportagens para as editorias de comportamento, música, cinema, consumo, saúde, moda e beleza.

    Foi ainda, redatora de notícias do site CarSale, entre janeiro e março de 2008.

    Ficou por três anos no Grupo Estado, onde passou pelo Jornal da Tarde, produzindo reportagens para o Jornal do Carro, e O Estado de S.Paulo, no caderno Autos, além das editorias de Cidades e Esportes. Também foi redatora nos portais do Estadão e do JT.

    Em 2011 assumiu como repórter de economia e negócios do setor automotivo para a publicação Automotive News Brasil, licença da Automotive News da editora Crain, dos Estados Unidos.

    A partir de março de 2012 acumula as funções de editora, na Via Acav, publicação mensal da Associação Brasileira dos Concessionários MAN Latin America, e repórter da agência e revista AutoData.

    Conquistou o Prêmio SAE Brasil de Jornalismo em 2015, com Menção Honrosa pelo Especial Matérias-Primas, publicado na Agência AutoData de Notícias. A série de reportagens fala sobre o avanço das tecnologias das matérias-primas na indústria automotiva e sua cada vez maior importância para a sustentabilidade, redução de custos e aumento de eficiência energética nos produtos.

    Em junho de 2015 migrou para a comunicação corporativa, no cargo de consultora de Comunicação, atendendo ao BMW Group Brasil – formado por BMW, BMW Motorrad, MINI e BMW Serviços Financeiros –  pela agência Máquina da Notícia. Desde setembro daquele ano, é assessora de Comunicação e Imprensa da VW Caminhões e Ônibus, responsável por estratégia de conteúdo, imagem corporativa e reputação, gerenciamento de crise, relacionamento com a imprensa e coordenação de eventos no Brasil e no exterior.

     

    Atualizado em abril de 2021

     

    Fontes:

    • Informações fornecidas pela jornalista]
    • Linkedin