Wanderley de Faria

    Wanderley Carlos de Faria nasceu em 16 de junho de 1956, em Goiânia, GO. Em 1977, concluiu o Curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás e, em 2002, fez o MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras, realizado pela BM&F, Associação Nacional dos Jornais e FEA/Universidade de São Paulo. “Fui um dos 28 formandos da primeira turma deste MBA, destinado exclusivamente a jornalistas.”
     
    Desenvolveu a carreira dele no jornal O Popular, em Goiânia, GO: começou em 5 de dezembro de 1977, como repórter; em maio de 1984, passou a subeditor de Cidades; e, em outubro de 1988, foi promovido a editor de Economia, cargo pelo qual responde atualmente. Em 1980, ganhou do Sebrae-GO um prêmio sobre prevenção de acidentes de trabalho, promovido pelo Ministério do Trabalho, através da DRT-GO.
     
    Escreveu a monografia “Os efeitos da guerra fiscal no Brasil – Caso da economia de Goiás”, uma das oito escolhidas pela FEA/USP e pela BM&F e publicadas no encerramento do MBA Mercados Derivativos e Informações Econômico-Financeiras. Ele também foi assessor de imprensa do McDonald´s em Goiânia e de várias Secretarias do Governo do Estado.
     
    Fez também programetes na Rádio Executiva FM, da Organização Jaime Câmara, do mesmo grupo de O Popular: “São cinco comentários diários sobre Economia. Minha experiência em rádio foi iniciada em outubro de 2003”.
     
    Em abril 2011 Wanderley foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Goiânia que promoveu sessão especial em homenagem ao Dia do Jornalista e na solenidade, por proposta pelo deputado Fábio Sousa (PSDB), recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.

    Recebeu em novembro de 2012 o Título de Cidadão Goianiense, em reconhecimento ao trabalho e dedicação à cidade de Goiânia.

    Foi finalista do 16º Prêmio Imprensa Automotiva em 2014. A premiação é concedida pela ABIAUTO | Associação Brasileira da Imprensa Automotiva que seleciona jornalistas especializados nas categorias carros, motos e motores comercializados no país.

    Em abril 2015 deixou o jornal O Popular (de Goiás), no qual atuou por 38 anos, 23 dos quais como editor de Economia e veículos.

    Postou no facebook o agradecimento “Manifesto minha gratidão a todos vocês que, nos últimos dias, declararam apoio, carinho e solidariedade comigo e com Karla Jaime, Rosângela Chaves e João Carlos.

    Encerrei uma história bonita de 38 anos no jornal O Popular. Faço questão de deixar público meus agradecimentos ao Grupo Jaime Câmara, que me deu oportunidade de crescer como pessoa e como profissional. A todas as pessoas que trabalhamos juntos, o meu muito obrigado. Vocês foram e são importantes na minha vida… Agora, vou em busca de novos caminhos e desafios”. E divulgou publicamente o seu novo contato: “A propósito, o meu e-mail é [email protected]

     

     

    Atualizado em maio/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/jornalistas-recebem-homenagem-na-assembleia-1.84875

    https://www.facebook.com/wanderley.faria.OJC/about

     
    Extraído do livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005).