APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Washington Novaes

Washington Novaes

Nacional e internacionalmente premiado, teve passagens por importantes veículos de comunicação do país. Cravou a carreira no segmento de meio ambiente e cultura indígena.

Washington Novaes se formou em direito, em 1958, pela FD-USP - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo / SP.

Apesar de não estudar comunicação, sempre esteve ligado ao jornalismo e, antes de concluir a faculdade, já trabalhava como revisor no jornal Folha da Manhã.

Graduado, abriu um escritório de advocacia e seguiu conciliando as duas profissões por dois anos. Mas, quando teve de escolher, optou pelo jornalismo.

O emprego na Folha da Manhã o fez crescer na carreira e lhe rendeu passagem por grandes veículos de imprensa à época, como as revistas Veja e Visão, os jornais O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Última Hora, Correio da Manhã, O Jornal e Gazeta Mercantil.

Em 1977 migrou para a TV Globo, onde auxiliou na estruturação do programa Globo Repórter. Foi também o momento em que sentiu interesse por assuntos de viés ambiental e teve seu primeiro contato com povos indígenas – temas ícones na carreira profissional de Novaes.

Começou a escrever uma coluna semanal no jornal Diário da Manhã, de Goiânia, em 1981, onde a convite do jornalista Batista Custódio foi diretor, com a missão de reestruturar a publicação. Com isso, mudou-se para Goiânia, contratou a equipe e seguiu no novo cargo. O projeto durou quase dois anos.

Na mesma época foi diretor da série “Xingu – A Terra Mágica”, documentário sobre os povos indígenas brasileiros e produzida pela Intervídeo. O material foi exibido em 1985 com grande sucesso e repercussão nacional.

Desde 1997 é consultor na TV Cultura, tendo ajudado na reformulação do jornalismo na emissora e supervisionando o programa Repórter Eco, do qual, em 2012, é supervisor geral.

É colunista dos jornais O Estado de S.Paulo e O Popular, de Goiânia / GO.

Também é autor de diversos livros, como "Xingu – Uma flecha no coração", de 1985, pela editora Brasiliense; "A Terra Pede Água", de 1992, pela editora Sematec; "Índios no Brasil", em 1994, etc.

No jornalismo recebeu diversos prêmios, como o Esso, na categoria Especial de Ecologia e Meio Ambiente, em 1992; Prêmio da Câmara Americana de Comércio, em 2001; Internacional de Jornalismo Rei da Espanha, em 1990; Unesco, na categoria Meio Ambiente, em 2004, entre outros.

 

 

Atualizado em janeiro de 2012 - Portal dos Jornalistas
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Washington_Novaes
http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/artigo.asp
http://www.washingtonnovaes.com.br/secao/biografia
http://www.washingtonnovaes.com.br/secao/premios
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,na-mesa-do-planalto-questoes-inquietantes,757597,0.htm

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)