APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Zeza Loureiro

Zeza Loureiro

Coordenadora de conteúdo do Portal dos Jornalistas, foi correspondente em Londres para a rádio Capital e passou por emissoras de rádio e televisão: rádio Globo, TVs Globo e Bandeirantes.

Maria José Loureiro, mais conhecida como Zeza Loureiro, nasceu na cidade de São Paulo (SP), no dia 14 de abril. É mineira de coração, onde estudou e deu início a sua carreira no Jornalismo. Graduada em Comunicação Social, em 1974, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (Fafich/UFMG), em Belo Horizonte (MG), fez Engenharia Comunitária na Fundação Vanzolini da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) e pós-graduação com especialização em Educação na Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação do Instituto Superior de Reeducação Psicomotora (OIPR/ISRP, Paris/França), em parceria com o Instituto Superior de Educação e Psicomotricidade de São Paulo e a Faculdade Unitalo Brasileiro.
 
Durante o período de graduação foi estagiária na TV Globo (MG) – editando o Globinho Infantil, um programa de notícias para crianças – e na sucursal mineira do Jornal do Brasil (RJ), com Eduardo Simbalista.
 
Após a formatura, mudou-se para São Paulo e entrou para a reportagem dos Diários Associados e do Moto Jornal, uma edição semanal que lhe permitiu a primeira cobertura internacional: as 200 Milhas de Daytona Beach International Speedway, na Flórida (EUA), vencida por Johnny Cecotto.
 
Entrou para o Jornal da Tarde (SP) e começou a sua carreira em emissoras de rádio. Trabalhou na rádio Tupi (SP), rádio Globo (SP) e, em 1978, foi para Londres como correspondente da rádio Capital (SP), fazendo freelas para o JT. Cobriu em 1979, a queda do primeiro ministro James Callaghan e a ascensão ao poder de Margareth Thatcher, a Dama de Ferro, primeira mulher a assumir o cargo na história do Reino Unido.
 
No retorno ao Brasil, em 1982, foi para a TV Bandeirantes (SP), atuando como repórter especial. Após 1986, migrou para o setor de Assessoria de Imprensa. Fez várias campanhas políticas. Venceu junto com Claudio Vaz, em 1992, no Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), e, em 1998, com Horácio Laffer, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No Sindipeças assumiu inicialmente o departamento de imprensa e em seguida, a direção executiva da entidade, onde permaneceu até a gestão seguinte, de Paulo Butori.
 
Passou pela Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abiótica), onde produziu o primeiro desfile de moda internacional dos óculos Eyewear Fashion, em 2003, com Sinésio Batista. Neste período destaca como uma das atuações mais emocionantes de sua carreira, o projeto Ver e Aprender, com o qual participou da entrega gratuita de óculos para a comunidade carente de Teolândia (BA). Lá, mais de quatro mil pessoas foram submetidas a exame de vista e 65% precisaram dos óculos, que foram entregues numa grande festa na cidade. Algumas crianças com até 13 graus de miopia, choraram ao ver a cidade pela primeira vez.
 
Zeza concluiu o Master's degree, OIPR-Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação do Instituto Superior de Reeducação Psicomotora (OIPR/ISRP, Paris/França) em parceria com a Unitalo (SP), em outubro de 2014. A tese apresentada recebeu Excelent, com recomendação de publicação pelo júri internacional.
 
Desde janeiro de 2011 é coordenadora de conteúdo do Portal dos Jornalistas.
 
Assumiu com Eduardo Ribeiro a causa do padre Landell de Moura, o verdadeiro inventor do rádio.
 
 
Atualizado em novembro/2014 - Portal dos Jornalistas
Fonte:
Informações fornecidas pela jornalista
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)