APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Zuba Ortiz

Zuba Ortiz

Pós-graduado em Jornalismo Esportivo na Faap/SP, foi redator do Portal dos Jornalistas, em São Paulo, onde passou pela Veja.com. Em Salvador (BA) atuou em jornais, revistas e agências de comunicação. É apaixonado por qualquer tipo de esporte, de futebol à bola de gude.

José Claudio Ortiz Júnior, mais conhecido como Zuba, nasceu em Penápolis (SP), no dia 3 de maio de 1987. Em 2006 foi para cidade de Maringá (PR). Graduou-se em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário de Maringá, em 2009. Fez pós-graduação em Mídias Digitais, na mesma instituição, em 2011. Em 2014, em São Paulo (SP), concluiu pós-graduação em Jornalismo Esportivo, na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP).
 
Começou no Jornalismo em 2008, na rádio Universitária Cesumar (PR), de Maringá, onde criou e comandou o programa esportivo, Arquibancada, veiculado três vezes por semana, com informações do esporte local e regional para a população local. Pela rádio cobriu o Campeonato Paranaense da Primeira e da Segunda Divisão, a Superliga de Vôlei, na temporada 2008/2009, acompanhando o Purity/Cesumar, time da cidade. Cobriu também outros campeonatos esportivos que envolviam equipes maringaenses na disputa.
 
Em março de 2010, conseguiu realizar um antigo sonho: levou o Arquibancada para a TV Girafa, uma webtv de Maringá. O programa ficou no ar até agosto e depois acabou deixando a grade de programação. No período, assumiu a assessoria de Imprensa da Federação Paranaense de Balonismo, no evento Campeonato Sul Brasileiro de Balonismo 2010. Migrou para assessoria de Comunicação da agência EnergyBrasil.
 
Deixou o cargo em maio de 2011 e resolveu retornar à cidade natal, onde realizou alguns trabalhos como freelancer. Voltou a Maringá para assessorar o evento mais importante da cidade, reconhecido pelo Guinness Book, o Livro dos Recordes, como o mais longo jogo de futsal da história: durou 33 horas.
 
Em janeiro de 2012, já na capital paulista, assumiu o cargo de analista de Mídias Sociais da Renault do Brasil. Em abril, criou o blog Mundo Lusitano, cobrindo o dia a dia da Associação Portuguesa de Desportos, como trabalho de uma disciplina da pós-graduação em Jornalismo Esportivo. Em maio, deixou a Renault do Brasil e assumiu o cargo de redator no Portal dos Jornalistas.
 
É, desde janeiro de 2008, editor do blog esportivo Zuba Ortiz, que prioriza a cobertura das divisões C e D do futebol estadual e nacional.
 
Das reportagens que marcaram sua carreira destaca duas especiais, ambas na área esportiva. A primeira foi a confirmação da equipe do Purity/Cesumar na disputa da Superliga de Vôlei e, a segunda, a última partida da equipe do Santos Futsal, informação que foi furo nacional, só divulgado depois do encerramento do jogo, na reinauguração do ginásio Chico Neto, em Maringá.
 
Esteve no Portal dos Jornalistas (São Paulo/SP) até junho de 2012, quando foi chamado a trabalhar na Veja.com como repórter. No site teve oportunidade de escrever não apenas sobre esporte, mas em notícias nacionais e internacionais atualizadas a todo o momento.
 
Passou a repórter e editor no Vavel Brasil (São Paulo/SP), uma rede social que conecta jornalistas, autores e blogueiros com os leitores e trata de várias modalidades de esportes em rede internacional. Ficou em rede por quase dois anos.

Concluída a pós-graduação em jornalismo esportivo, retornou a Salvador (BA) em fevereiro de 2014. Na capital baiana produziu Conteúdo e Monitoramento de cases para a Prefeitura de Salvador, além de especiais sobre o Carnaval de Salvador, Festival da Primavera e Prefeito ACM Neto. Trabalho realizado pela Casa Digital.

Ainda em 2014 e também em Conteúdo e Monitoramento atuou no jornal Correio da Bahia na produção do evento Agenda Bahia.

Entre fevereiro e abril de 2015 acumulou várias atividades. Foi repórter na revista [B+] e atuou no case Senac/BA, pela agência ‘Tao Interativa’ de Salvador.

Freelancer, atende solicitações em vários estados, diretamente de Salvador, ou em São Paulo, que considera a sua segunda base de trabalho. Novo contato em zubaortiz@gmail.com

 
 
Atualizado em julho/2015 - Portal dos Jornalistas
Fonte:
Informações fornecidas pelo jornalista
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)