APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Vídeo

+Premiados Jornalistas - Natalia Viana (Agência Pública)

Notícias >>  Executivos de Redação

20.12.16 - Diretoria da Aner toma posse num dos mais difíceis momentos para o meio


Em encontro realizado em 12/12, no Terraço Abril, em São Paulo, foi empossada a nova diretoria da Aner, liderada por Fábio Gallo, diretor de Operações da Editora Abril, que sucede a Fred Kachar, da Editora Globo. Fábio falou dos desafios que sabe ter pela frente e conclamou todos para, em conjunto, buscarem caminhos para a retomada do crescimento do meio revista. Tinha, entre os presentes, nomes como Walter Longo, presidente da Abril; Roberto Muylaert, ex-presidente da Aner; Sales Neto, presidente do Meio & Mensagem; Sinval de Itacarambi Leão, diretor da revista Imprensa; Roberto Müller, da Harvard Businness Review, entre outros.

Mas foi a exposição de Thomaz Souto Corrêa, decano do meio revista e um dos personagens históricos da saga desse meio, que deu o tom do desafio que todos têm pela frente. Ao exibir o livro-revista lançado no encontro (veja à frente), em homenagem aos 30 anos da associação que teve entre os fundadores Roberto Civita, afirmou: “É um milagre da fé termos hoje essa publicação entre nós, tantas foram as dificuldades enfrentadas desde que decidimos produzi-la no início do ano, num encontro que teve a participação de Fred Kachar e Célia Furtado. Mas deu certo, com o esforço e abnegação de todos que participaram da jornada, a começar pelo editor Jorge Caldeira”.

A passagem mais dramática, no entanto, foi quando ele, balançando um exemplar, disse textualmente, para surpresa de tantos quanto ali estavam: “Todos nós sabemos que isso aqui vai acabar. Isso mesmo. Sabemos que isso vai acabar. Mas assim mesmo a nossa decisão foi de homenagear os 30 anos de Aner com uma bela revista, que seria inicialmente um livro, e acabou virando um livro-revista, homenageando o principal personagem dessa saga: o senhor leitor”. Pouco depois, deu por encerrada a sessão, fazendo com que todos saíssem pensativos, tentando encontrar respostas para o futuro, o porvir desse meio que já foi um dos mais relevantes do mundo e hoje enfrenta uma crise sem precedentes na indústria do jornalismo.

Livro-revista – A edição especial de Em Revista, publicação oficial da Aner, cujo título de capa é Sua majestade, o leitor, é realmente quase um livro: tem 130 páginas, com histórias de leitores cujas vidas foram transformadas por reportagens em revista.

O autor do texto é Jorge Caldeira, jornalista, escritor, doutor em Ciência Política, mestre em sociologia e bacharel em Ciências Sociais pela USP. Na apresentação da revista, ele informa que, após quatro anos e meio escrevendo quatro volumes de um livro sobre a vida de Júlio Mesquita e a formação do jornalismo moderno no Brasil (Mameluco, 2015), visitou várias redações oferecendo seus préstimos como repórter. Algum tempo depois a diretoria da Aner o chamou e aí surgiu a ideia do livro-revista em homenagem aos leitores, com base em cartas destes às redações: “Essa pauta foi cumprida em duas etapas. Na primeira delas, eu entrevistava o profissional da redação que havia escolhido a carta, para entender o contexto de produção e as motivações da escolha. A segunda etapa era a essencial: fui entrevistar pessoalmente cada leitor em seu ambiente, seja em casa ou no trabalho”.

Sócio-fundador e diretor da Editora Mameluco, Caldeira foi publisher da Bravo, consultor do Projeto Brasil 500 Anos, da Rede Globo, editor executivo da Exame, editor da Ilustrada e da Revista da Folha, da Folha de S.Paulo, editor de Economia de IstoÉ e editor da Revista do Cebrap. O projeto da Aner teve direção editorial de Cláudia Vassallo, direção de arte de Marcos Marques, fotos de Marisa Cauduro e André Lessa, e supervisão de Maria Célia Furtado.

Por: Eduardo Ribeiro
Foto: Divulgação/Editora Abril




Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)