APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Vídeo

+Premiados Jornalistas - Natalia Viana (Agência Pública)

Notícias >>  Geral

30.03.17 - MP defende responsabilidade da PM em casos de violência contra jornalistas

Como parte do inquérito civil instaurado para apurar violações aos direitos humanos cometidas por policiais militares contra jornalistas em manifestações, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) enviou à Polícia Militar recomendações sobre a atuação em abordagens a profissionais da imprensa. A informação é da EBC.

De acordo com a Agência Brasil, a investigação do MP cita notícias divulgadas nos últimos três anos sobre casos de violência praticada pela PM contra jornalistas que atuaram na cobertura de protestos. No documento, os promotores Eduardo Valerio e Beatriz Helena Budin Fonseca mencionam a necessidade de uma norma interna para responsabilizar administrativamente os oficiais cujos subordinados pratiquem agressões ou atos violentos contra profissionais da imprensa.

Também defende o diálogo entre PM e imprensa direcionado a elaborar um protocolo de atuação de policiais perante jornalistas. “O intuito da medida é o de garantir que a corporação proteja os profissionais da imprensa e permita sua livre atuação”, informou, em nota, o MP. “O objetivo principal das manifestações de rua é exatamente o de tornar pública a opinião de uma coletividade e externar seus ideais ao maior contingente possível de pessoas, transcendendo o âmbito individual, sendo isso viabilizado pelo trabalho dos profissionais da imprensa”.

Por: Redação Jornalistas&Cia




Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)