APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Vídeo

+Premiados Jornalistas - Natalia Viana (Agência Pública)

Notícias >>  Geral

02.12.16 - Pela sobrevivência do Jornal Pessoal, de Lúcio Flávio Pinto

Paraense de Santarém, sociólogo pela USP, vencedor de dezenas de prêmios, incluindo Internacional Press Freedom Award, Colombe d'Oro per la Pace, Esso e Herzog. Desde 1987, o dono dessas credenciais – Lúcio Flávio Pinto – edita seu Jornal Pessoal, em Belém (PA), que agora busca ajuda para sobreviver.

Na publicação conta apenas com a ajuda do irmão, Luiz Pinto, com ilustrações e edição; e de seu público, que compra o pequeno gigante jornal quinzenalmente nas bancas.

Mas esse dinheiro há muito não suporta os (ainda que módicos) custos da operação do Jornal Pessoal: em torno de R$ 6 mil por edição. Com isso, o mais longevo veículo alternativo da imprensa contemporânea do Brasil provoca também um imenso sacrifício pessoal a Lúcio – de empréstimos a vários processos judiciais (quatro deles ainda em curso), passando por ameaças e agressões.

Uma conta que não fecha.

Na tentativa de equilibrá-la, ele lançou uma campanha de financiamento coletivo, via Kickante. A meta de R$ 160 mil garante por dois anos um sopro de vida ao guerreiro da Amazônia. Do contrário, o Jornal Pessoal encerrará suas atividades no início de 2017.

E aí, vamos ajudar?

Por: Redação Jornalistas&Cia




Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)