APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Vídeo

+Premiados Jornalistas - Natalia Viana (Agência Pública)

Notícias >>  Educação

12.12.16 - Série Universidades S.A. desencadeia investigação da Polícia Federal


Especial envolveu o trabalho de jornalistas de cinco jornais: Zero Hora, Diário Catarinense, Gazeta do Povo, Estadão e O Globo

Em uma parceria rara, se não inédita, entre publicações de diferentes grupos de comunicação, Zero Hora, Diário Catarinense, Gazeta do Povo, Estadão e O Globo publicaram em abril de 2015 a reportagem especial Universidades S.A.. Agora, o trabalho, que revelou a falta de transparência nas universidades brasileiras, acaba de desencadear uma operação sobre fraude e desvio de recursos envolvendo bolsas de estudos e programas de ensino na área da Saúde Pública vinculados à Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A investigação teve início depois que Zero Hora divulgou a matéria Mestrado sem frequência, dentro da série de reportagens. No total, mais de 20 profissionais daqueles jornais trabalharam durante quatro meses na apuração e na produção do conteúdo. Nesse período, ouviram 105 pessoas e pesquisaram mais de 3,2 mil páginas de documentos, entre acórdãos, contratos, convênios, inquéritos, notas fiscais, ofícios, pareceres, planilhas de pagamento e relatórios de auditoria.

“Quando recebemos a denúncia de fraude em um mestrado, de que um servidor do Ministério da Saúde teria recebido título de mestre na UFRGS sem frequentar as aulas, também surgiram informações sobre descontrole e desvio de recursos de bolsas de estudo”, relembra a repórter de Zero Hora Adriana Irion. “A partir disso, a PF abriu investigação mais ampla, que resultou hoje na prisão de seis pessoas, entre elas, professores e gestores de programas abastecidos com recursos públicos”.

As reportagens da série também mostraram como as relações entre universidades públicas e agentes privados deram margem a ilegalidades e conflitos éticos nas principais cidades do País.

Participaram do especial, por Zero Hora, Adriana Irion, Diogo Perin, Douglas Roehrs, Humberto Trezzi, Lauro Alves, Leonardo Azevedo, Luan Ott, Omar Freitas, Rodrigo Lopes, Rodrigo Muzell e Thais Longaray; pelo Diário Catarinense, Luis Antonio Hangai, Mayara Rinaldi e Raquel Vieira; pela Gazeta do Povo, Ana Caroline Olinda, Brunno Covello, Felippe Aníbal, Guilherme Storck, Marcelo Andrade e Marisa Boroni Valério; pelo Estadão, Ana Carolina Sacoman, Clayton de Souza e Paulo Saldaña; e por O Globo, Antônio Gois, Lauro Neto e William Helal Filho.

Por: Fernando Soares Clemente




Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)