APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6077

Home >> Perfil

Paulo Moreira Leite

Paulo Moreira Leite

Diretor Editorial do Brasil 247 no DF, assina o blog sobre política, opinião e cultura. Foi Diretor da revista IstoÉ em Brasília, correspondente em Paris e Washington, redator-chefe da Veja e diretor de redação da Época. Lançou 'A outra história da Lava-Jato' (Geração Editorial), em janeiro de 2016.

Paulo Moreira Leite nasceu na capital paulista em 1952. É jornalista desde os 17 anos, tendo começado a carreira na editoria de Esportes do Jornal da Tarde (SP). Estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP/SP), mas não concluiu o curso.
 
Depois de trabalhar cinco anos no Jornal da Tarde, foi para a Folha de S.Paulo (SP), onde ficou pouco mais de um ano. Em seguida, foi para a revista Veja (SP) e lá desempenhou as funções de redator-chefe e correspondente em Paris. Morou dois anos na capital francesa. Em duas passagens, somou 17 anos na revista.
 
Em 1999, foi contratado pela Gazeta Mercantil (SP) para ser correspondente em Washington. Dois anos depois, em setembro de 2001, assumiu o cargo de diretor de redação da revista Época (SP) e, depois, do Diário de S.Paulo (SP). Também foi repórter especial de O Estado de S.Paulo (SP), em Brasília e, durante oito meses, vice-presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Atuou também no iG (SP) e retornou à Época em 2008, onde foi repórter especial e publicou a coluna eletrônica Vamos combinar.
 
Em janeiro de 2013, assumiu a direção da revista IstoÉ em Brasília (DF), cargo que deixou em agosto de 2014..
 
Lançou dois livros: A Mulher Que Era o General da Casa – Histórias da resistência civil à ditadura (Arquipélago, 2012), que retrata um dos aspectos mais relevantes e menos conhecidos da resistência à ditadura: a luta do cidadão comum, daqueles que foram capazes de enfrentar as dores de seu tempo e mobilizar a sociedade civil para defender os direitos dos que eram sequestrados, presos e torturados; e A Outra História do Mensalão  – As contradições de um julgamento político (Geração, 2013), onde afirma que o julgamento do chamado mensalão foi contraditório, político e injusto, por ter feito condenações sem provas consistentes e sem obedecer a regra elementar do Direito segundo a qual todos são inocentes até que se prove o contrário.
 
Organizou os livros Bento XVI no Brasil: Reportagem fotográfica sobre a visita do papa (Imprensa Oficial, 2007) e, com Nelson Nunes,  Diário de S. Paulo: 120 Anos de História (DSP, 2004).
 
Em agosto de 2014 Paulo Moreira Leite seguiu para a Direção Editorial do Brasil 247 no DF. Assina o blog sobre política, opinião e cultura. Na TV Brasil, Paulo Moreira Leite apresenta o talk show Espaço Público.
 

Dois anos depois de escrever A outra história do Mensalão, o jornalista Paulo Moreira Leite publicou A outra história da Lava-Jato, novamente pela Geração Editorial, em janeiro de 2016. Na obra Moreira Leite define a investigação sobre corrupção na Petrobrás como “uma apuração necessária sobre uma empresa que é orgulho dos brasileiros” – mas aponta para seu caráter seletivo, que permite que seja usada para fins políticos. A obra conta com uma esclarecedora introdução de 60 páginas e ainda 45 artigos escritos no calor dos acontecimentos. “

 
 
Atualizado em Janeiro/2016  – Portal dos Jornalistas
Fontes:
http://paulomoreiraleite.com/
Informações iniciais prestadas pelo próprio jornalista
 

Campanha de Crowdfunding
Radio Web
Mais Premiados
OPN Eventos
MT Viagens
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)