APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6077

Home >> Perfil

Leonardo Attuch

Leonardo Attuch

Construiu sua carreira no jornalismo econômico em São Paulo. Recebeu vários prêmios, foi publisher do Brasil Econômico até fevereiro de 2013. Atuou nos principais veículos da Capital Federal como Correio Braziliense, Veja, Exame, Estado de Minas e IstoÉ Dinheiro. Lançou o Brasil 247 com Joaquim Castanheira, o primeiro jornal do país criado especialmente para o iPad.

Leonardo Attuch graduou-se em Jornalismo em 1993, pela Universidade de Brasília e logo depois foi selecionado para o programa de jovens talentos do jornal O Estado de S.Paulo

Começou a trabalhar aos 14 anos, no Banco do Brasil, como office-boy. Aos 19, foi transferido para a área internacional da instituição financeira e, pouco tempo depois, foi nomeado assessor, um cargo comissionado, na divisão de recuperação de créditos internacionais.

Logo após o curso no Estadão recebeu um convite para trabalhar no Correio Braziliense onde iniciou sua carreira no jornalismo em Brasília.

Seis meses depois, graças ao trabalho no Correio Braziliense, foi convidado para trabalhar na sucursal da revista Veja, da Editora Abril, em Brasília. Em 1994 transferiu-se para a cidade de São Paulo, ainda na Editora Abril, para atuar como repórter da revista Exame.

Ainda no início de 1997, aos 25 anos, foi convidado para editar a seção de economia do jornal Estado de Minas, em Belo Horizonte. Em 1998, além de editar as notícias econômicas do jornal, tornou-se editor de uma nova revista, chamada Economia, sobre negócios em Minas Gerais

Em 1999, com a explosão da rede mundial de computadores, tornou-se também editor de uma publicação chamada Internet Negócios. Em 2000, regressou a São Paulo, após receber convite para ser editor de economia da revista IstoÉ Dinheiro. Em 2004, passa a acumular a função de editor de economia da Istoé Dinheiro com a edição de uma nova revista, a Dinheiro Rural, voltada ao agronegócio.

Em 2005 publicou uma das principais reportagens investigativas da crise do governo Lula, ao entrevistar a secretária Fernanda Karina Somaggio.

Em 2011, criou o Brasil 247, com Joaquim Castanheira, primeiro jornal brasileiro desenvolvido para o iPad. O projeto pioneiro criado pelos jornalistas em menos de dois dias após o lançamento, o jornal estava no topo do ranking de aplicativos mais baixados da loja da Apple.

A Editora 247 contou com um investimento de quatro milhões de reais e possui redação própria e colunistas contratados. O jornal traz sessões tradicionais como Poder, Brasil, Mundo, Cultura e Esportes, além de Portfólio (finanças pessoais), Agro, Mídia & Tecnologia, Games & Aplicativos, Ecologia e Fotografia. O Brasil247 foi criado especialmente para explorar os recursos tecnológicos disponíveis na plataforma iPad”.

Por sua atuação profissional, recebeu os prêmios Citibank de Excelência em Jornalismo. Está entre os brasileiros já laureados pelo prêmio Citi Journalistic Excellence Award, em 30 anos, premiação assinada Columbia Graduate School of Journalism. O prêmio promovido destaca as melhores reportagens nas áreas de Economia, Finanças e Negócios em todo o mundo.

Recebeu o prêmio Abril de Jornalismo. Foi finalista, juntamente com Ricardo Grinbaum, para o Prêmio Esso de Jornalismo 2004, na categoria Informação econômica, pela cobertura do Caso Ambev, publicada na revista IstoÉ Dinheiro. Foi vitorioso ainda no Prêmio Embratel de Jornalismo.

Publicou três livros. O Quebra de contrato: o pesadelo dos brasileiros, com Murillo Mendes, pela editora Folium, em 2009. O livro registra a história da Construtora Mendes Júnior e de suas disputas judiciais com o governo federal.

Em 2006, pela editora Futura lançou o A CPI que abalou o Brasil: os bastidores da imprensa e os segredos do PT, sobre a crise política ocorrida durante o governo do presidente Lula.

O Saddam, o amigo do Brasil: a história secreta da conexão Bagdá, lançou em 2003, pela editora Qualitymark, que tratou sobre as ligações geopolíticas entre Brasil e Iraque.

Leonardo Attuch segue como colunista da IstoÉ/São Paulo e na função de diretor do Brasil247

 

 

Atualizado em março/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=89841&idDepartamento=25&idCategoria=0

http://www.brasileconomico.com.br

http://comunicatudo.blogspot.com.br/2011/03/lancado-o-primeiro-jornal-brasileiro.html

http://www.maxpressnet.com.br/Jornalista/Visualizar.aspx

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_Attuch

Campanha de Crowdfunding
Radio Web
Mais Premiados
OPN Eventos
MT Viagens
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)