Nem só de más notícias vive o mercado jornalístico brasileiro. Começa a operar nos próximos dias o Seis Minutos, site de economia e negócios com foco em empreendedorismo e educação financeira, que promete “algumas dezenas” de empregos até o final do ano.
O projeto, uma operação jornalística independente que faz parte da holding que controla o C6 Bank, banco digital que será lançado ainda neste semestre, é capitaneado por Rodrigo Flores, que trabalhou por quase 20 anos no UOL, os últimos oito como diretor de Conteúdo. Já fazem parte da equipe os editores Marcelo Sakate (ex-Veja e Folha de S.Paulo), Fabiana Futema (ex-Veja e Folha) e Daniel Pinheiro (ex-UOL, R7 e CartaCapital), além da repórter Maeli Prado (ex-Folha e Valor) e do coordenador de vídeos Felipe Vita (ex-UOL e Torcedores.com). Novos reforços serão anunciados já nos próximos dias.
“Entramos em um mercado competitivo e com players de grande qualidade”, diz Rodrigo. “Nossa meta é trazer um conteúdo relevante, exclusivo, que surpreenda e valorize o pouco tempo das pessoas para se informar. Parece simples, mas são poucos os veículos que colocam essas características no topo de sua lista de prioridades”.
O Seis Minutos deve ir ao ar com uma versão simplificada e ganhará corpo a partir do feedback dos usuários. Para Flores, além dos valores jornalísticos (isenção, apartidarismo, pluralidade), o esforço deve estar na experiência do usuário: “A necessidade por receita publicitária acabou comprometendo a experiência do usuário na maioria dos sites jornalísticos. São muitos banners, pop-ups e interferências na leitura. E qualquer produto, jornalístico ou não, que negligencia a qualidade da experiência do usuário está na contramão do mercado”.