Por Álvaro Bufarah 

O universo dos podcasts continua a evoluir, consolidando-se como uma das plataformas mais engajadoras e diversificadas da atualidade. O relatório Podcast Pulse 2024, produzido pela Acast em parceria com a Edison Research, destaca como esse formato transcendeu suas origens para se tornar um ecossistema multifacetado, reunindo áudio, vídeo, redes sociais e eventos ao vivo. Essa expansão reflete a crescente demanda do público por conteúdos mais personalizados e conectados com seus interesses.

Os dados da pesquisa mostram que os podcasts têm uma capacidade única de engajamento. Dois em cada três ouvintes semanais compartilham com a mídia a melhor forma de aprender sobre assuntos de seu interesse. Com a média de consumo de seis diferentes tópicos, os ouvintes demonstram como o formato é capaz de atender a uma ampla diversidade de interesses e aprofundamento, que muitas vezes passam despercebidos em outros meios. Para 66% dos entrevistados, os podcasts oferecem análises mais elaboradas do que a mídia tradicional.

A relevância publicitária é outro ponto alto do formato. Os anúncios em podcasts são vistos como os mais autênticos e relevantes para 56% dos ouvintes, superando redes sociais e rádio. Além disso, 88% dos ouvintes afirmaram já ter tomado alguma ação após ouvir anúncios, como visitar o site de uma marca ou realizar compras. Esses dados reforçam o impacto de campanhas externas para o público de podcasts, especialmente em nichos com audiências menores, porém mais leais e engajadas. Esses programas de nicho são descritos no relatório como uma oportunidade para marcas criarem conexões mais profundas e eficazes.

A pesquisa também ressalta a forte relação emocional entre os ouvintes e os anfitriões dos podcasts. Cerca de 63% dos ouvintes inspecionam as recomendações dos apresentadores, evidenciando as alterações e revisões que o formato oferece. Essa conexão cria comunidades vibrantes, onde os ouvintes não consomem apenas conteúdo, mas também participam, seja comprando produtos associados a podcasts, participando de eventos ao vivo ou interagindo em redes sociais.

Um dos destaques do relatório é a transição dos podcasts para um ecossistema omnicanal. Quatro em cada cinco ouvintes seguem criadores de podcasts em outras plataformas, como YouTube e Instagram, ampliando ainda mais a interação. Campanhas publicitárias que integram múltiplos canais têm um impacto significativo: 84% dos ouvintes realizam alguma ação após serem expostos a essas iniciativas.

Os resultados do Podcast Pulse 2024 deixam claro que os podcasts são mais do que apenas áudio. Eles são uma ponte para conexões autênticas, oferecendo oportunidades únicas para marcas e criadores. À medida que o formato continua a crescer, aqueles que exploram o seu potencial de forma criativa e integrada visam a vanguarda da comunicação e da publicidade no século XXI.


Álvaro Bufarah

Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no RadioFrequencia, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.

(*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo.

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