Carioca, Roberto Pinto, moraem São Paulo, capital, desde os oito anos. Nasceu no dia 18 de julho de 1950. Comum bom senso de humor, revela que nasceu de parto antecipado, ?porque a D. Eva(já falecida) tinha ido assistir àquela célebre partida Brasil x Uruguai, noMaracanã, no dia 16. Não foi um bom começo, diz, pelo que se pode ver?.
É bacharel em Jornalismo pelaFIAM-SP. Pós-graduado emMercado de Capitais pela FGV-SP. Começou no Diário de Bauru ? SP, em 1965, aos 15 anos.
Foi repórter ?A? [classificação anterior para o atual repórter especial], de O Globo no Rio e em São Paulo, entre1968/71 e de1975 até 78. Atuou nos jornais Diário de Lisboa/Portugal, Aqui São Paulo/SP enas revistas Visão, Manchete, Isto É (Brasil), Special e Notre Temps/Bélgica.
Publicou cartuns em OPasquim, Visão, O Globo, Diário de Lisboa e revista Pilote (Bélgica/França).Produziu o programa Momento Econômico na TV Manchete. Foi subeditor da revistaIsto É Senhor e chefiou a sucursal do Relatório Reservado em São Paulo.
Editou as publicaçõesRevista dos Tribunais, ICM Latin News, em três idiomas: inglês, português eespanhol, na Trade News, RedeCard, Rhodia e Nestlé, entre outras.
As premiações começaram a sesuceder em 1982/83, com a Menção honrosa pela publicação da revistaAtualidades Nestlé. Na sequência conquistou sete prêmios nacionais Aberje: em 1983/84,na categoria Melhor Revista Interna, pela publicação Rhodia Atualidades; em 1993,na categoria Jornal Externo, pela publicação Parceria, Credicard; em 1994, nacategoria Inovação, pelo primeiro serviço eletrônico de informaçõesempresariais para a imprensa do país, o Rhodia On Line.
Repetiu a premiação em 1996,na categoria Jornal Externo, pela publicação Parceria, da Redecard. De novo em 2005,ganhou o Prêmio Aberje Brasil e São Paulo 2005, na categoria Jornal Externo,pela publicação Jornal do Educaids e nomesmo ano outra publicação de sua autoria, o jornal Abeaço Notícias, foiclassificado entre os três finalistas. Em 2006, novo prêmio na categoria Campanhade Comunicação Integrada. Foi assessor de Imprensa da Nestlé por quatro anos e da Rhodia durante cinco anos. Atuou como gerente de Comunicação da Bolsa de Mercadorias e Futuros de São Paulo por quatro anos, mais quatro na Abiquim e na Abeaço/Prolata, durante cinco anos.
Como empreendedor, desenvolveu a primeira ferramenta de mensuração e análise qualitativa de imagem na mídia, no final dos anos 70, na equipe do programa Portas Abertas da Rhodia , o TQC e levou a Verbo Comunicação, criada em 1988 a liderar os mercados de publicações empresariais e, depois, à liderança de auditoria de imagem na mídia (IPEM) no Brasil. À frente da Verbo, coordenou de media intelligence para organizações como GM e Volkswagen, Bradesco e Itaú, HP, Oracle e Xerox, DuPont, Petrobras, Wall Mart, Vivo, entre outras.
E apesar de não ter se dado bem como jogador de futebol, diz que ganhou nas teclas, que chama de ?pretinhas? a profissão e a vida.
É diretor da Verbo Comunicação Empresarial, empresa do segmento editorial, fundada há 20 anos, que continua na atividade de customizar revistas, material impresso e virtual e editá-los para o mercado. Produtos e serviços adaptados à necessidade do cliente e às especificações empresariais e editoriais.
Mantém blogdorobertopinto (acessoabaixo), com o qual cultiva a interatividade com amigos e colegas de profissão ediscute assuntos relativos a comunicação, imprensa, marketing, arte, e comoexplica ?um pouco de tudo o que observamos com o nosso olho deformado pelovício da origem?.