Sabine Righetti é graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp/SP), em 2002, mestre (em 2008) e doutoranda em Política Científica e Tecnológica (C&T) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP).
É, também, pesquisadora associada do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo dessa universidade (Labjor-Unicamp), com foco em Crise da Mídia Impressa, Ciência e Tecnologia na Mídia e Percepção e Compreensão Pública de Temas de C&T.
Começou sua carreira em 2003, ao aceitar o cargo de editora da revista ComCiência, da Unicamp. Dois anos depois, foi transferida para o posto de assessora de Projetos de Divulgação Científica da entidade.
Em 2007, veio para São Paulo, onde passou a coordenar a Comunicação da Secretaria Estadual de Ensino Superior.
Começou na Folha de S.Paulo em maio de 2010, como repórter de Ciência. Por lá passou por editorias como Mundo, Mercado, Cotidiano e Ilustríssima.
Escreveu para o blog Laboratório, do Portal Folha, ao lado de Reinaldo José Lopes, Giuliana Miranda e Rafael Garcia.
É professora de pós-graduação em jornalismo científico do Labjor/Unicamp/SP.
É a organizadora do RUF (Ranking Universitário Folha), uma proposta inédita de classificação do ensino superior brasileiro, que lhe rendeu os prêmios Folha de Jornalismo 2012 e Estácio de Jornalismo 2013.
Traz no currículo duas bolsas de estudos nos Estados Unidos. Em 2012, fez parte do Knight-Wallace Fellowship, na Universidade de Michigan, onde estudou avaliação de ensino superior e rankings universitários. Em 2014, voltou aos EUA com uma bolsa Einsenhower para fazer uma pesquisa sobre inovação, empreendedorismo e liderança feminina.
Em educação, coordenou os livros Direito à educação: discriminação nos sistemas de ensino (Edusp, 2010) e Direito à educação: aspectos constitucionais (Edusp, 2009), este foi finalista do Prêmio Jabuti 2010 na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise.
Assina a coluna Abcdário Universidades, escolas e rakings na Folha.com, na qual trata de temas diversos do universo educacional brasileiro algumas em análises comparativas com o desempenho em outros países. É o caso do tema abordado em fevereiro de 2015 sobre o idioma inglês e o domínio dos brasileiros no desempenho de uma segunda língua.
Atualizado em Fevereiro/2015 – Portal dos Jornalistas
Fontes:
http://abecedario.blogfolha.uol.com.br/
Jornalistas&Cia Edição 860
http://laboratorio.folha.blog.uol.com.br/perfil.html
https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=782
Iniciou sua trajetória no jornalismo como editora da revista ComCiência, da Unicamp.