Leilane Neubarth nasceu em 15 de novembro de 1958, no Rio de Janeiro (RJ). É jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB), para onde se mudou com a família no final de sua adolescência.
Começou a carreira em 1979, estagiando na sucursal brasiliense da TV Globo (RJ). Em 1981, já estava contratada pela emissora. No ano seguinte, voltou ao Rio de Janeiro para cobrir férias, como repórter, na editoria Rio. Em setembro de 1983, passou a apresentar o Jornal da Globo, ao lado de Eliakim Araújo, programa em que ficou até 1986.
Entre 1987 e 1990, foi repórter especial do Globo Repórter, até se transferir para a TV Manchete (RJ). Na nova emissora, apresentou o Jornal da Manchete, o Noite e Dia e o Programa de Domingo.
Voltou à TV Globo em 1991, atuando como repórter especial do Fantástico. Para o programa, fez importantes reportagens, entre elas a do acidente nuclear de Chernobyl e uma série especial em Israel, onde conversou com Omar Ferwana um dos líderes do grupo islâmico Hammas.
Ficou no Fantástico até 1996, quando passou a apresentar o Bom Dia Brasil, ao lado de Renato Machado. Em 1999, cobriu o Rali Granada Dacar participando efetivamente da prova, na categoria caminhão, pela equipe BR Lubrax, com o piloto André Azevedo. A aventura no Rali da Morte é narrada no livro Faróis de Milha – A Aventura da Primeira Brasileira no Rali Granada Dacar (Objetiva, 1999).
Apresentou e mediou o debate entre os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro no ano 2000. Em 2003, comandou o RJTV – 2ª Edição, no qual, além de apresentadora, era editora-adjunta.
Desde 2010, comanda a edição das 18h do Jornal Globo News, na Globo News (RJ), que conta com meia hora de duração e um formato mais elaborado do que os tradicionais cinco minutos do boletim horário. Na mesma emissora, apresenta também o Arquivo N.
Atualizado em outubro/2013 – Portal dos Jornalistas
FONTE:
Site Memória Globo, disponível em www.memoriaglobo.globo.com. Atualizado pelo Portal dos Jornalistas em Setembro/2011.