Alexandre Versignassi

    Especialista em jornalismo científico, Alexandre Versignassi iniciou a carreira como repórter e colunista do jornal Folha de S.Paulo. Em 24 de janeiro de 2001, publicou a primeira matéria sobre blogs em um jornal brasileiro: Weblogs reinventam o uso da internet, onde citou os blogs de Lia Caldas e Flávia Durante, já desativados.
    Saiu do caderno de Informática da Folha para a redação das revista Sapiens e Flashback, da Editora Abril. Ocupou o cargo de editor em ambas a partir de junho de 2005.
    É editor das revistas Superinteressante e Aventuras na História, da Editora Abril, desde janeiro de 2006.
    Foi finalista do Prêmio Esso 2010, na categoria Revista, com Gabriel Gianordoli, Leandro Narloch e Sattu, com a matéria 19 mitos que você aprendeu sobre o Brasil, publicada na edição de junho de 2010 da revista Superinteressante. Foi também finalista do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade 2011, na categoria Revista, com O lado escuro da comida, publicada na edição de dezembro de 2010 da Superinteressante, com Claudia Carmello, Barbara Axt e Eduardo Sklarz.
    Ganhou duas vezes o Prêmio Abril de Jornalismo: em 2006, na categoria Infografia, pela matéria Dublês em ação, publicada na revista Superinteressante de agosto de 2006, com Ana Paula Chinelli, Adriano Sambugaro, Luiz Iria, Eber Evangelista e Jubran; e em 2010, na categoria Comportamento, com a reportagem Cachorros: por que eles viraram gente?, publicada na revista Superinteressante em março de 2009, com Larissa Santana, Bruno Garattoni e Emiliano Urbim.
    É autor do livro Cra$h! Uma breve história da economia ? Da Grécia Antiga ao Século XXI (LeYa Brasil, 2011). Para escrevê-lo, diz que tentou aplicar o conceito que aprendeu com a divulgação científica ao jornalismo econômico: tornar interessante aquilo que é relevante e mostrar a relevância do que parece apenas interessante.
    Atualizado em dezembro de 2011.
    Fontes: