MaurícioCarneiro é formado em Comunicação Social com especializações em Jornalismoe Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Iniciou a carreira profissionalcomo redator da Rádio Alvorada, onde, posteriormente, foi promovido a editor deJornalismo.
Em 1989, foi contratado na equipede reportagem da sucursal do Jornal do Brasil em Belo Horizonte, ondepermaneceu até 1991.
Entre 1991 e 2002 trabalhou naempresa automobilística Fiat. Lá integrou diversas áreas de comunicação. Foiresponsável pela Comunicação Interna, fez a assessoria de comunicação e ocupouo cargo de coordenador executivo de projetos especiais e socioculturais.
Em 2003, montou a JMC ?Jornalismo, Marketing e Comunicação Empresarial LTDA, empresa de consultoria eprestação de serviços de Comunicação.
É idealizador e editor docaderno-revista Prazer EM Ajudar, lançado em 2004 pelo jornal Estado de Minascomo primeira publicação especializada em responsabilidade social corporativana imprensa mineira. Em junho de 2006, o Prazer EM Ajudar foi uma das quatroiniciativas editoriais finalistas do 6ª Prêmio Ethos de Jornalismo ? Edição Especial,categoria mídia impressa jornal.
Foi coordenador do programaRetrato do Brasil (2000- 2002), realizado pela iniciativa privada em parceriacom o Minc e Ministério das Relações Exteriores e já participou de diversasmesas-redondas como palestrante convidado em fóruns regionais, nacionais e internacionaisna área de responsabilidade social e sustentabilidade.
Foi agraciado com o 1º lugar nacategoria Civics and Environment, First International Festival Public ServiceCommunication ? Milão/ Itália (Moto Perpétuo Caso Brasil ? 1998); possui quatroprêmios Top Social da ADVB (1999, 2000, 2001 e 2002) e prêmios nacionais Aberje(Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) na categoria MelhorComunicação Empresarial Brasil (2002) e, por seis anos consecutivos, nascategorias campanha de comunicação interna, jornal, boletins internos,assessoria de imprensa e responsabilidade social.
Maurício prepara-se atualmentepara prestar doutorado em Comunicação, voltado para a análise da relação damídia nas teorias de desenvolvimento social e ambientalmente sustentável.
Atualizado em 29 de agosto de 2012- Portal dos Jornalistas/ MG.
Fonte: Informações fornecidas pelo própriojornalista.