Nivaldo Tetilla Manzano nasceu em 23 defevereiro de 1943 em Santo Anastácio, SP, e formou-se em Filosofia. Fez tambémum Curso de Direção de Redação na Editora Abril. Iniciou a carreira na Folha deS.Paulo, na qual trabalhou entre 1966 e 1968, como editor de Geral eeditor-assistente de Economia. Depois, mudou-se para a Inglaterra e trabalhouna BBC de Londres – Serviço em Português para o Brasil (1972?1974), como editorde Política e Economia. Entre 1974 e 1975 trabalhou na Veja, primeirocomo correspondente em Londres e depois como editor-assistente da secçãointernacional, já no Brasil. No Jornal da Tarde(1975?1976), foi editor internacional de Economia. Voltou à Editora Abril(1976?1979) como editor de Texto da revista Exame. Trabalhou na revista Visão(1980?1984) como editor-assistente de Economia e editor de Política. Tevemais duas passagens pela Abril entre 1984 e 1992, primeiro como diretor deRedação das publicações Guia Rural Abril e depois como redator-chefe depublicações rurais especiais do Guia Rural Abril. Entre essas duas passagens,esteve na Editora Globo (1987-1989), como editor técnico darevista Globo Rural. Teve uma passagem pela Embrapa (1990-1996), como consultore retornou às redações na Gazeta Mercantil (1996?2005), como editorialista eeditor sênior. Exerceu também outras atividades, como, por exemplo,comentarista de Economia rural das tevês Globo, Record e Cultura; comentaristade Economia rural da rádio CBN; editor e consultor da Editora Ática; assessorde comunicação da Associação Brasileira de Agribusiness; consultor do BancoMundial para estratégia de Comunicação da Embrapa. Na área de publicaçõese livros, atuou em várias obras: ?Atlas do Meio Ambiente do Brasil? (elaboraçãodo projeto, autoria, pesquisa e texto final); ?Agricultura na Virada do SéculoXXI? (texto final e edição); ?Assembléia de Bichos? (elaboração do projeto,autoria, redação e edição), entre outras. Além de português, fala inglês,francês, espanhol e italiano. Atualmente, é consultor editorial da Editora Garçoni, na qualdirige uma coleção de livros sobre oportunidades de negócios.