Um almoço para mais de cem convidados na capital paulista marcou nesta 3ª.feira (26/5) o lançamento e abertura da fase de indicações do Prêmio Comunique-se 2015. A iniciativa, que este ano traz como tema Jornalismo: Superação Olímpica, chega à sua 13ª edição com novidades, mas mantém o mesmo formato dos anos anteriores. Serão três fases de votação. Na primeira, os usuários do site poderão indicar livremente os nomes de sua preferência em 26 categorias. A partir daí os dez profissionais que receberem mais indicações em cada categoria vão para uma segunda fase, de voto dirigido, e os três mais bem votados passam para a etapa final. O anúncio dos vencedores será em 22/9, em cerimônia realizada no HSBC Brasil. “Já colocamos os coleguinhas como super-heróis, grandes lutadores e artistas de circo”, lembrou no almoço o presidente do Comunique-se Rodrigo Azevedo. “Ano passado, foi a vez de fazermos link com o mundo dos agentes secretos. Agora, a meses dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, nada mais justo que prestigiarmos os atletas das notícias e das análises”. Dentre as novidades desta edição, foi anunciado o fim da categoria Colunista Social. “Essa é uma função que, pelas novas configurações do mercado, não existe mais como era no passado”, explicou Rodrigo. “Nos últimos anos tivemos casos de vencedores dessa categoria que não se reconheciam como tal, tamanha a abrangência de sua atuação no jornalismo”. Outra mudança, essa apenas de nomenclatura, envolve as antigas categorias Mídia Impressa, que agora passa a se chamar Mídia Escrita, e Mídia Eletrônica, que muda para Mídia Audiovisual. “Essas novas denominações ajudarão aos eleitores a posicionarem e definirem melhor seus votos, não pelo tipo de veículo mas como a informação é transmitida”.