Paulo Lima

    Paulo Lima é formado pela Faculdade de Direito da USP, em 1985. Sua trajetória na imprensa teve início em 1981 quando trabalhou na primeira revista, a Visual Esportivo, que tratava de surfe, skate, voo livre e windsurfe, além de ter um espaço para música. Antes, aos 19 anos, teve o primeiro contato com a comercialização de mídia na agência CBBA.

    Fundou a editora e a revista Trip em 1986, aos 24 anos, com os sócios Carlos Sarli (conhecido por Califa) e Fernando Luna. A revista Trip virou modelo de publicações com identidades nítidas, novidade que na época fez sucesso venda. Grandes companhias procuraram a Editora Trip projetando lançar revistas para seus próprios públicos. A Editora Trip editou publicações e conteúdo para marcas como Audi (Audi Magazine), Itaú (Personnalité), Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Pão de Açúcar (Revista Mais) e AmBev (Notícias da Gente).

    Foram dez anos de investimentos até a conquista dessa fatia do mercado editorial de revistas customizadas. Em 1997 a edição da revista da Jovem Pan, que chegou a vender 300 mil exemplares por mês, confirmou o sucesso modelo Trip.

    Em 2001, cerca de dez anos depois da fundação da Trip, foi lançada a revista Tpm. Entre 2000 e 2010 a Trip chegou a uma equipe de 260 pessoas registrando um crescimento de 30% ao ano, em média. As revistas mensais Trip e Tpm foram premiadas pelo New York pelo Art Directors Club, em 2011.

    Paulo Lima é considerado como o responsável pelo renascimento da chamada indústria de revistas customizadas no país.  

    Além da editora Trip e as revistas Paulo Lima foi consultor de criação do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo e comentarista do programa Esporte Espetacular. Dirige e apresenta no rádio um programa semanal com a marca Trip, transmitido semanalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Porto Alegre, Recife, Florianópolis, Belo Horizonte e mais trinta cidades brasileiras.

    Em outubro de 2012 Paulo lançou a Trip TV, na Mix TV um programa segue a linha editorial das revistas e das plataformas de conteúdo formadas pelas marcas Trip e Tpm. A abrangência da Trip tornou-se completa com conteúdo em tevê, rádio, impresso e web.

    Sobre essa fase da Trip Paulo disse: “os tais 360 graus estão completamente cobertos. Ver isso funcionando é muito interessante. Por exemplo, um ensaio sensual é fotografado para a revista, captado em vídeo para a televisão, editado em formato curto para as redes sociais e para a web, a modelo (ou o modelo) é entrevistada para dizer o que pensa da vida e do mundo e tudo o que diz é trabalhado para encaixar nos diversos suportes. Uma entrevista do programa de rádio gera uma coluna na revista impressa, vira um podcast no site, na sua versão em vídeo entra num bloco de três minutos do programa de tevê e eventualmente também no iPad. Um evento que fazemos, como a Casa Tpm, gera textos para as publicações em papel, imagens digitais e conteúdo para twitter e apps de celulares”.

    Em junho de 2013 a Trip anunciou uma redução no quadro de funcionários da ordem de 8%. Nesse mesmo ano a revista tinha a celebrar: era a única editora brasileira a ter conseguido a façanha de licenciar um título nativo na Europa – a revista Trip, na Alemanha, que circula também desde 2010 na Suíça e na Áustria. Em 2012, a edição brasileira da Trip foi eleita a revista mensal mais admirada do Brasil pelo ranking do Meio & Mensagem e a terceira no geral, ficando atrás apenas de Veja e Exame. Ainda em 2012, a editora celebrou a conquista, pela TPM, de seu quarto Prêmio Esso. A empresa administrava em 2013 quinze revistas, seis sites, seis publicações para tablets, redes sociais de seis marcas, os eventos Trip Transformadores e Casa TPM, além dos programas semanais Trip TV e Trip FM.

    Entre seus clientes já constavam a Natura, Gol, Itaú Personnalité, Pão de Açúcar, C&A, Nestlé, Ambev, Audi, Coelho da Fonseca, Marisol, Dufry e JHSF/Shopping Cidade Jardim. São sócios de Paulo Lima na operação o diretor superintendente Carlos Sarli e o diretor Editorial e Fernando Luna.

    Paulo Lima é membro do conselho dos Institutos Criar, Ecofuturo e Akatu.

    É dele a receita de como lançar revistas: “Criar como se fossem pessoas, e que formem com seus leitores um grupo que age e pensa de forma parecida”.

     

     

    Atualizado em agosto/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://bei.com.br/autor/paulo-lima