Luiz Augusto Egypto de Cerqueira nasceu em São Paulo (SP) e é bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, 1976). Concluiu mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP, 1983) e especialização em Jornalismo com Ênfase em Direção Editorial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP, 2012).
No início da trajetória na imprensa, Luiz foi repórter da revista Momento (Juiz de Fora, MG), colaborador do Caderno B e do suplemento Livros, do Jornal do Brasil. Em São Paulo, foi repórter e editor do jornal Versus e colaborador do jornal Leia Livros.
Na Folha de S.Paulo foi repórter stringer e atuou em reportagens especiais como editor de texto do semanário Folhetim do jornal.
Na década de 1980 foi editor do newsletter Administrador Profissional, repórter colaborador da revista Ícaro, redator-chefe da Taeta Produções, repórter colaborador da revista Goodyear e editor-executivo da revista Imprensa.
Manteve atividades acadêmicas por 27 anos. Foi professor do Curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979-2006) e também deu aulas nos cursos de Jornalismo da Universidade de Taubaté (UNITAU, 1987-1988) e das Faculdades Metropolitanas Unidas/Faculdades Integradas Alcântara Machado (FMU-FIAM, 1980).
Abriu os anos 90 como repórter especial de O Estado de S.Paulo e editor especial da revista Imprensa. A partir de 1993 acumulou diversas funções e cargos. Foi repórter especial da revista Unibanco, editor-contribuinte da revista Imprensa, além de editor-executivo da revista Comunicação Empresarial.
Entre 2004 e 2007 foi ombudsman do jornal Contraponto, do Curso de Jornalismo da PUC-SP. Em 2009 foi Consultor do projeto Indicadores de Qualidade Jornalística, para a UNESCO / Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi). Editou o Jornal da Reconstrução em 2010, em São Luiz do Paraitinga (SP) e coordenou, em 2012, a produção e edição do projeto “Memória Luizense”, que resultou em um documentário e um acervo de histórias de vida.
Foi o responsável pela edição impressa do Observatório da Imprensa, que circulou entre 1997 e 2000, é redator chefe do site do Observatório desde 1999. Participa de projetos do Museu da Pessoa desde 1995, na qualidade de editor associado.
O website Observatório da Imprensa foi lançado em abril de 1996, tendo Alberto Dines como seu editor. Está presente também em programas de rádio e TV. Seu foco é a análise crítica do desempenho da mídia e da atuação dos meios de comunicação em massa no país, sob o slogan “Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito”. Em televisão o programa foi lançado em 5 de maio de 1998. É produzido semanalmente pela TV Brasil e exibido por emissoras públicas de todo o País. É apresentado por Dines a partir do Rio de Janeiro, com a participação de convidados em estúdios de outros estados, sempre ao vivo. Vai ao ar às terças-feiras às 20h. O programa de rádio diário é transmitido em emissoras públicas e educacionais. Os textos dos comentários e áudios dos programas ficam disponíveis no site do Observatório da Imprensa no formato de podcasts. Foi lançado em maio de 2005.
O Museu da Pessoa existe desde 1991. Em 24 anos de atividades, o museu virtual registra, preserva e transforma em informação, histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. O acervo conta atualmente com mais de 16 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 72 mil fotos e documentos digitalizados. Foi fundado em São Paulo.
Luiz Egypto editou e participou de várias publicações. Sua bibliografia está no ‘Cadastro básico’ deste perfil. Sobre suas experiências profissionais no jornalismo alternativo e sua passagem como professor do Departamento de Jornalismo da PUC-SP, Luiz Egypto falou ao programa Entrevista Coletiva, da TV PUC, em 2013.
Atualizado em março/2015 – Portal dos Jornalistas
Fontes:
https://br.linkedin.com/pub/luiz-egypto/47/449/11
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/pages/oiequipe
http://tvbrasil.ebc.com.br/observatorio
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4742295A6
http://pt.wikipedia.org/wiki/Observat%C3%B3rio_da_Imprensa