Luis Felipe Dantas Gutman é carioca nasceu e mora no Rio de Janeiro. É bacharel em Tecnologia da Informação pela Pontifícia Universidade Católica/PUC-RJ, em 1996. Concluiu MBA em Finanças, pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, IBMEC/RJ, em 2000; e finalizou o Mestrado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, FGV-RJ, em 2008.
Traz na bagagem além da formação em Tecnologia da Informação, Finanças e Gestão empresarial vários cursos de especialização em fotografia, atividade que complementa como um hobby que aos poucos transforma em “algo profissional”, “com as oportunidades que estão surgindo”.
Gutman começou a levar o hobby em fotografia a sério em 2008, quando comprou um equipamento fotográfico SLR e passou a estudar o assunto, investindo em cursos. Concluiu uma série de cursos de fotografia no Ateliê da Imagem, como Fotografia Básica I e II, Paisagem I e II e Composição da Imagem. Também concluiu um curso de Tratamento de Imagens Fotográficas na escola Trilharte.
Para aperfeiçoar a técnica passou a participar de workshops de fotografia com fotógrafos conhecidos, como Walter Firmo, Priamo Mello, Ary Amarante entre outros.
Luis Felipe explica que tipo de fotografia o atrai mais e seus cliques prediletos: “Eu tenho um interesse maior por fotografia de paisagem e macrofotografia. Eu procuro viajar para lugares incríveis para buscar novas paisagens para minhas fotos, como os Parques Americanos (Arches National Park, por exemplo) e lugares remotos e desconhecidos (Dorset e Jurassic Coast, por exemplo). Para a macrofotografia, eu desenvolvi um interesse por criar cenários em miniatura, utilizando objetos e cenas. Estes produtos são normalmente utilizados em ferromodelismo e trabalhos de arquitetura, mas eu os utilizo para compor cenas diferentes e curiosas combinando com itens do cotidiano”.
Em julho de 2015 realiza a sua primeira exposição profissional, utilizando as fotos em miniatura, no empório Casa Carandaí, do restaurateur Janjão Garciano, no Rio de Janeiro. Com o título Sabor sem Medida, a exposição traz 24 fotografias que, impressas em papel de algodão padrão foto-rag, de alta qualidade, dão a sensação de um mundo fantástico onde as comidas são agigantadas e as pessoas, minúsculas fazem trajetos nas peças clicadas.
As fotos foram feitas a partir de ingredientes encontrados no empório da Casa Carandaí, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Lá estão: um queijo pacientemente coberto por pintores de paredes, um carregador perdido entre croissants prestes a serem assados, além de um tratorzinho que tem a árdua tarefa de transportar farinha, entre outras imagens que surpreendem.
Para o seu lema em fotografar lembra: “If your pictures aren't good enough, you aren't close enough”. Robert Capa.
Luís possui um website onde divulga o seu portfolio e abre contato para venda das fotografias produzidas: www.luisgutman.com
Além da fotografia, Gutman é diretor executivo, na Diretoria Executiva de TI da Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ.
Atualizado em julho/2015 – Portal dos Jornalistas
Fontes:
Imagens em: http://zip.net/bgrvWk
http://www.pintas.com.br/#!gutman/cct7
http://www.cineset.com.br/quem-somos/