Aluizio Falcão Filho

    Aluízio Falcão Filho nasceu em Recife, PE, em 2 de abril de 1963, é formado em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes, ECA/USP 1982 – 1985 em Aliança Francesa 1985 – 1987.

    Iniciou carreira no Jornalismo em novembro de 1984, aos 21 anos, como repórter da Gazeta Mercantil, em São Paulo, SP. As matérias dele sobre bolsas de valores e open market eram publicadas nas primeiras páginas da Gazeta e, muitas vezes, ele chocava as pessoas que entrevistava por causa da pouca idade.

    Nessa época, era também DJ da Rádio Clube, uma extinta danceteria paulista, e apaixonado por música pop.

    A decisão pela carreira jornalística aconteceu 16 anos, quando começou a acompanhar a negociação da dívida externa brasileira e a ler sobre Economia, principalmente as obras de John Kenneth Galbraith.

    Em junho de 1986, foi para a Veja, pelas mãos de Antonio Machado de Barros, ali ficando até março de 1988.

    Quando José Roberto Guzzo, diretor de Redação da Veja, e Antonio Machado de Barros assumiram o comando da revista Exame, em 1988, tornou-se editor-assistente de Finanças da revista, estreando com uma matéria de capa sobre a conversão da dívida externa.

    Poucos meses depois, em setembro de 1988, passou a editor de Finanças da Exame. Entre dezembro de 1991 e abril de 1995, foi diretor de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da Exame.

    De maio de 1995 a outubro de 1996, passou a diretor do Brasil On-Line, portal da Editora Abril.

    Entre novembro de 1996 e agosto de 1997, foi diretor de Projetos da Globo.com, da Rede Globo, no Rio de Janeiro, RJ.

    Logo após assumiu como editor da revista AméricaEconomia, da Dow Jones. Ficou lá de outubro de 1997 a fevereiro de 1998.

    De março de 1998 a março de 1999, trabalhou como diretor-adjunto corporativo de Marketing do HSBC, logo que o banco se implantou no País ao adquirir o banco Bamerindus.  No HSBC também foi diretor de Comunicação.

    Entre abril de 1999 e janeiro de 2001, foi publisher da Editora Camelot e também da revista Forbes, a partir de outubro de 2000. Foi o responsável por trazer a marca para o Brasil. Ficou na revista até abril de 2003.

    Em 2000, correu a maratona de Nova York, EUA, e completou o percurso em 5 horas e 18 minutos: “Considero essa a maior conquista da minha vida”, afirmou na ocasião à newsletter Jornalistas&Cia.

    Deixou a Forbes Brasil, para assumir, um mês depois, a revista Época, no lugar de Paulo Moreira Leite. A partir de maio de 2003 foi o diretor editorial da Editora Globo, cargo que acumula com o de diretor de Redação da revista Época.

    Em fevereiro de 2006, Aluizio Falcão Filho assumiu a vice-presidência de conteúdo da MatosGrey, que deixou para inaugurar em fevereiro de 2009 a agência Spin Doctors voltada para o planejamento estratégico que une propaganda e comunicação, tendo como alvo o business to business.

    Lançou em fevereiro de 2009 o seu primeiro romance O jornalista, o escritor e o aviador, editora Clio, que narra as aventuras de um jornalista americano fascinado por Santos Dumont.

    Em 2015 segue como CEO da Spin e publisher da Forbes Brasil, revista para a qual retornou em maio de 2014.

     

     

     

    Atualizado em julho/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.linkedin.com/in/aluiziofalcaofilho

    http://www.terra.com.br/istoedinheiro-temp/edicoes/592/imprime125219.htm

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/asp1405200393.htm

    http://www.megabrasil.com.br/tome_nota.asp?paginan=441

    https://www.facebook.com/SpinComunicacao/info?tab=page_info