Marcio Riscala

    Marcio Riscala é jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Brás Cubas, Mogi das Cruzes (SP), desde 1984. Concluiu em 1998 pós-graduação em Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM/SP.

    Começou a trajetória no jornalismo como repórter da Rádio Jovem Pan em outubro de 1974. Deu início naquele momento a um percurso de 13 anos de atividade, que lhe possibilitou crescimento e reconhecimento profissional. Ficou na Pan até 1987.

    Passou a comunicação corporativa no mesmo mês assumindo a gerência do Departamento de Imprensa e Comunicação Interna da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Na entidade que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico no Estado de São Paulo dedicaria mais novos 13 anos de atividades. Ficou lá até julho de 2000.

    Inaugurou então uma nova fase da carreira profissional assumindo como Superintendente de Comunicação Interna do Grupo Telefônica no Brasil. Ficou no cargo por quatro anos e em 2004 passou a Gerente Sênior de Comunicação de Produtos e Serviços na nova razão social da empresa: Telesp – Telefônica SP. 

    Durante esse período de trabalho acumulou também a atividade acadêmica como Professor de Pós-graduação e Graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (SP). Dedicou-se ao ensino por cinco anos.

    Após 7 anos de gerência sênior da Telefônica foi elevado ao cargo de Diretor de Comunicação da Telefônica Brasil. Entrou o ano de 2016 com novos projetos profissionais e deixou a empresa em janeiro. Ficou na diretoria por quase cinco anos. Pela Vivo/Telefônica Márcio recebeu a placa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, concedido pela Negócios da Comunicação a estratégias de comunicação de grupos empresariais que foram reconhecidas pelos jornalistas. Recebeu também pelo Grupo Telefônica o Prêmio Estadão Empresas Mais, na categoria telecom, em 2015.

    Acumulou conhecimentos em Planejamento de Comunicação, Relações com a Imprensa, Comunicação Interna e Endomarketing. Forte experiência no Gerenciamento de Crises e atuação como porta-voz corporativo.

    Na bagagem de 10 anos de reportagem e 28 na carreira corporativa traz a atuação na formação de equipes profissionais de jornalistas e condução de grupos de trabalho, a experiência acadêmica como professor de graduação e pós-graduação na Escola Superior de Propaganda e Marketing, know-how que lhe permite contar com a habilidade adquirida pela experiência e saber prático.

    Marcio Riscala é casado, dois filhos, alia a atividade jornalística a de violonista e guitarrista, tem como hobby a música, leitura, tecnologia e ambiente web.

     

     

    Atualizado em fevereiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://br.linkedin.com/in/marcio-riscala-703133

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/marcio-riscala-deixa-telefonica-vivo

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,bayer-vence-estadao-empresas-mais,1771022

    https://twitter.com/mriscala

    http://portaldacomunicacao.uol.com.br/graficas-livros/60/artigo274536-8.asp