* Com informações da ANJ
Três trabalhos brasileiros estão entre os finalistas do Data Journalism Awards 2017, principal premiação de jornalismo de dados do mundo.
O projeto Ctrl+X, criado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) para mapear as tentativas de censura a veículos de mídia no Brasil, foi uma das 63 selecionadas, entre 571 concorrentes, para a shortlist, que reúne os projetos considerados “excepcionais”. O projeto concorre ainda na categoria Site de jornalismo de dados do ano.
A plataforma da Abraji está ao lado de projetos de veículos como The Washington Post, FiveThirtyEight, The New York Times e BBC, entre outros meios de comunicação de expressão mundial.
O jornal A Gazeta, do Espírito Santo, concorre na categoria Pequenas Redações, pelo projeto A caixa preta dos sindicatos, de autoria das repórteres Mikaella Campos e Vilmara Fernandes.
E a Folha de S.Paulo disputa com iniciativas de The Wall Street Journal, Guardian US, ProPublica e Bureau of Investigative Journalism na categoria App de Notícias do ano, com o Ranking de Eficiência de Municípios.
O projeto vencedor de cada uma das dez categorias receberá US$ 1.800 na cerimônia de premiação, marcada para 22 de junho, em Viena, na Áustria.