Jornalistas, organizações ou instituições que tenham realizado contribuição notável para a liberdade de imprensa podem ser indicados a concorrer à edição de 2018 do Prêmio Guillermo Cano de Liberdade de Imprensa. Promovido pela Unesco, o concurso foi criado em 1997 em homenagem ao jornalista colombiano Guillermo Cano, que onze anos antes fora assassinado por narcotraficantes em razão de seu trabalho como diretor do jornal El Espectador.
Dirigida especialmente a pessoas ou organizações que atuam em regiões sob situação de risco, a premiação receberá inscrições até 15 de fevereiro. Apenas governos dos Estados membros da ONU e ONGs (regionais ou internacionais) que atuem no campo do jornalismo e da liberdade de expressão podem fazer a indicação. Não é possível indicar a si mesmo.
A premiação ocorre anualmente no dia 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, e a ganhador receberá US$ 25 mil. Para se inscrever é preciso preencher formulário e enviá-lo para [email protected]. Os candidatos podem responder ao formulário em inglês ou em francês. Mais informações no regulamento.