O Grupo FCA deu início em 10/2 a uma reestruturação em seu Departamento de Comunicação que culminou com as saídas de Glauco Lucena e Fabio Lopes. Segundo comunicado enviado à imprensa por Marco Antonio Lage, diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade LATAM, a mudança foi necessária “para adaptar-se à nova realidade do mercado brasileiro e latino-americano, como também para atender às exigências decorrentes da nova realidade do setor de Comunicação”. Contratado em dezembro de 2013 com a missão comandar a Comunicação do então Chrysler Group, mais tarde transformado em Grupo FCA pela conclusão da fusão com a Fiat, Glauco foi peça fundamental na estratégia de relançar a marca Jeep no Brasil. Nesse período, além dos lançamentos dos modelos Renegade e Compass, a empresa inaugurou sua primeira fábrica no País, em Goiana, Pernambuco. “Foi minha primeira experiência do outro lado do balcão e na época aceitei justamente porque seria uma oportunidade única, a de construir a narrativa da marca em seu retorno ao Brasil”, relembra Lucena. “Saio muito satisfeito com o trabalho realizado e a experiência adquirida nesse período. Foram três anos que valeram por dez”. Sobre o futuro, e uma possível preferência por retornar às redações ou seguir na área corporativa, ele brinca: “Quem tem filho pra criar não pode fechar as portas para nada (risos). Mas minha ideia, agora, além de investir em cursos e reciclagem, é direcionar minha atuação para a produção de conteúdo e branded content. É algo com que eu já vinha sonhando há muito tempo, que está em franco crescimento e que devo seguir caso não venha uma recolocação tão cedo. Além disso, minha experiência de 24 anos em redação e três na área corporativa me credencia para diferentes trabalhos, como consultoria, seminários e palestras. Antes do Grupo FCA, Glauco esteve por pouco mais de dez anos no Jornal do Carro, quando este era do Jornal da Tarde, foi editor do Carsale por outros dois, e entre 2002 e 2013 foi redator-chefe da Autoesporte. Seu novo contatos é [email protected]. A outra baixa na equipe foi a do assessor de imprensa para assuntos institucionais Fabio Lopes ([email protected]). Formado em Jornalismo pela USP, com MBA em Gerenciamento de Negócios pela FIA, ele passou por redações, como as de Valor Econômico e Gazeta Mercantil, e na área corporativa, por CDN, Philips, TAM e Marfrig. “Foi um período muito interessante justamente pela formação do Grupo FCA”, comenta Fabio. “Como eu era responsável pelo atendimento da área institucional, foi um grande desafio consolidar a imagem do grupo e do conceito de um portfólio com tantas marcas independentes e diferentes, ainda mais com uma gama de produtos tão variadas”. Novas atribuições – Com as saídas de Glauco e Fabio, o então assessor técnico Ricardo Dilser passa a liderar a equipe de atendimento à imprensa especializada na FCA, tendo o suporte direto de Daniel Simonetti para as marcas Fiat e Mopar, e de Nicolas Borges, para Chrysler, Jeep, Dogde e Ram. Elisa Sarti completa a equipe dedicando-se ao lançamento de novos produtos. Mudanças devem continuar – Ainda de acordo com o comunicado, a nova estrutura da área ainda está em implantação e será focada na atenção às crescentes demandas das mídias digitais, da imprensa e de outros stakeholders. “A imprensa especializada, que sempre acompanha em detalhes a nossa empresa e o nosso setor, terá ainda mais atenção no que diz respeito a conteúdo e atendimento, uma vez que também se torna mais dinâmica, veloz, multimídia e mais digital”, destaca Lage. “Estamos certos de que a reestruturação em curso contribuirá para aprimorar a qualidade de nosso trabalho, reforçando nosso relacionamento com a imprensa e a sociedade”.