Rádio Globo e CBN mudaram-se definitivamente para o prédio da Infoglobo, na Cidade Nova. As emissoras são agora 100% digitais – rádio Globo em 98,1 MHz e CBN em 92,5 MHz. A mudança oficial foi em 17/4, e desde então os programas passaram a ser transmitidos dali. O tema Apaixonados pelo Rio dominou a programação de toda a rádio Globo na ocasião.
O âncora Milton Jung, do Jornal da CBN (das 6h às 10h), e a apresentadora Tatiana Vasconcellos, do Estúdio CBN (das 14h às 17h), vieram de São Paulo para apresentar seus programas no novo estúdio. Nas instalações, há áreas para redação e produção, e mais uma bancada ampla para debates; instrumentos como teclado e bateria para o caso de receberem bandas convidadas; área para eventos com plateia. O local foi projetado para abrigar jornalismo, esporte e entretenimento.
Além dos estúdios da Cidade Nova, as rádios transmitem ainda alguns programas dos estúdios da TV Globo, em Jacarepaguá, no Rio, e no Brooklin Novo, em São Paulo. Os programas da rádio Globo gerados no novo estúdio são, de segunda a sexta, Café das seis (às 6h), Jogo rápido (às 11h45) e Papo de almoço (às 12h), este com um rodízio de apresentadores. Nas segunda, terça, quinta e sexta às 19h, o Globo esportivo. Da CBN, será transmitido o CBN Rio, de segunda a sábado, às 10h, entre outros.
A rádio Globo (www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/radio-globo) completa 73 anos em 2018. Sua primeira sede foi na av. Rio Branco, próxima a um café onde os grandes compositores do Carnaval carioca se encontravam. Nos anos 1960, a emissora mudou para o prédio do jornal O Globo, na rua Irineu Marinho e, nessa época, alcançou a liderança da audiência, com base principalmente no esporte.
O sucesso motivou outra mudança, em 1972, para o endereço que se tornou tradicional, o prédio da rua do Russel, 434, na Glória. Ali a rádio Globo viveu seus melhores momentos, como a emissora mais importante da América Latina. Em 1991, foi fundada a CBN. Conforme a pesquisa do site Show do rádio, “com comunicadores que fizeram história e uma equipe esportiva de peso, a rádio [Globo] foi líder disparada no Ibope por mais de 40 anos”. Aos poucos, perdeu a liderança para a Tupi.
Desde o ano passado, mudou seu público-alvo, que era popular e mais maduro, para gente jovem. Transformou, assim, sua programação, que acolheu, em vez dos comunicadores clássicos, os influenciadores, como os artistas da TV Globo. Vamos acompanhar essa nova fase.