Jan Theophilo estreou em dezembro o Jabuticabatube, canal no YouTube em que conta causos de viagem em vídeos curtos, de três minutos em média. Eles podem ser sobre como a garotada de Havana criou uma internet própria, a história de um cinco estrelas centenário na China ou sobre a cidade que tem o divertido nome de Boquete, no Panamá. Neste primeiro bimestre, Jan sobe um vídeo por semana, todas as quintas-feiras. E acredita já ter um número de visualizações mensais superior ao das revistas desse nicho. Ele tem muita história para contar, pois editou, por mais de três anos, a revista Top Destinos e, somadas as viagens que fez antes e durante esse período, circulou por 47 países. Faz um tempo, Jan vinha estudando como passar para o mundo digital. Começou a focar no YouTube e a pensar num formato para trabalhar ali. Ele comenta: “Muita gente pensa em YouTube e vem logo a palavra ‘viral’. Todo mundo quer fazer um. Mas nos últimos anos vimos muitas apostas arriscadas, poucos sucessos e inúmeros fracassos. Mesmo assim o YouTube continuava a crescer, ao ponto de anunciar que não era mais um site de vídeos, havia se tornado uma rede de canais. Para os próximos anos, o YouTube espera no mínimo dobrar o seu tráfego de vídeos. E como atingir essa meta? Acreditando que as pessoas gostam muito mais de conteúdo do que de propaganda”. Além do vlog, Jan mantém um blog em que publica textos maiores, em formato de crônica, toda terça-feira. E no Instagram deixa ao menos uma foto por dia, no @jabuticabagram. Mas, afora a nova fase como globetrotter, o jornalista continua aceitando trabalhos no Brasil. Jan Theophilo começou no JB nos anos 1990 e passou pelas redações de O Globo, O Dia, Veja e da primeira equipe do site pioneiro NO., lançado por Marcos Sá Corrêa em 2000. Depois de um período fazendo comunicação corporativa na FSB, na Fiat Automóveis e na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), retornou às redações como diretor da Todas as Culturas – que edita as Top Magazine, Destinos e Carros.