Em continuidade ao novo projeto anunciado em 6/4, a Gazeta do Povo lançou um aplicativo para ajudar os eleitores a entender o cenário político que se desenha nas redes sociais para as eleições de 2018. O Ranking dos influenciadores políticos é um termômetro exclusivo que destaca os 50 principais perfis do Facebook que influenciarão o debate político no Brasil até a eleição de – formadores de opinião listados de acordo com a maior quantidade de seguidores e maior engajamento. As postagens mais populares entre os principais possíveis candidatos também estão relacionadas em uma análise de dados em tempo real.
Segundo Ana Amélia Filizola, diretora da Unidade de Jornais do GRPCOM, grupo ao qual pertence a Gazeta do Povo, “cada vez mais, os políticos usam as redes sociais – o Facebook em específico — como palanque. Os vídeos, muitas vezes gravados sem roteiro, com o celular, são o novo horário eleitoral gratuito. Esse novo cenário ficará ainda mais claro nas eleições de 2018, principalmente por causa dos recursos limitados. É importante para o leitor acompanhar o discurso da classe política e saber quem está conseguindo transmitir mensagens de forma mais ampla”.
Muitos leitores não sabem de alguns atores políticos emergentes e o Ranking surge com a proposta de ser o ponto de partida para que eles conheçam a força dos políticos, bem como se suas plataformas têm ressonância e alcance.
Com a diretriz de mensurar o impacto social da atividade jornalística, o Ranking foi inspirado em projetos internacionais de jornalismo de dados, como o Fatal Force, do jornal norte-americano Washington Post, que organizou um banco de dados interativo sobre mortes em confrontos com a polícia nos EUA. A construção da ferramenta contou com consultoria de produtos digitais do pesquisador Pedro Burgos, que tem mestrado em Social Journalism pela City University of New York, e está à frente da plataforma de análise Burgos Media Watch.
Aumento de audiência
A Gazeta do Povo informou ter atingido em 19/4 mais de 1,2 milhão visitantes únicos diários em sua plataforma. Esse número é aproximadamente 200% superior à média diária de 2017. Segundo Ana Amélia, “ter atingido essa audiência é um indicador de que estamos levando a transformação do jornalismo a sério. Nós dobramos a nossa base de acesso e isso é resultado das mudanças no nosso modelo de negócios e de uma proposta de jornalismo mais ágil e orientada para o impacto social. A premissa da credibilidade continua sendo o principal ativo da nova Gazeta do Povo, que no dia 1º de junho passa a ser totalmente mobile first”.