Editor-chefe do projeto Comprova, coalizão de 24 veículos de imprensa para combater a desinformação durante a última campanha eleitoral, Sérgio Ludtke divulgou nesta semana três artigos contando detalhes da experiência obtida a partir da iniciativa.
O artigo Combate à desinformação foi produzido para o projeto O jornalismo no Brasil em 2019, de Abraji e Farol Jornalismo. O texto conclui que a exposição do problema da desinformação feita pelas agências de fact-checking e seções de checagem dos veículos não será suficiente para conter as ondas de boatos e rumores.
Já As ondas de desinformação nas eleições brasileiras traz um relato sobre a experiência do projeto, que verificou 147 boatos e rumores circulando online durante a campanha presidencial de outubro no Brasil, e mostra detalhes de como a desinformação se alastra.
E em O jornalismo colaborativo no projeto Comprova ele mostra como a colaboração será certamente um elemento fundamental para o futuro do jornalismo e como a experiência colaborativa é uma mostra muito importante de boas práticas que devem ser consideradas no planejamento de um trabalho de apuração em equipe.