* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro
Francisco de Góis Filho (Chico de Góis) assumiu a sucursal Rio do Valor Econômico, em substituição a Heloísa Magalhães, que deixou o jornal. Autor de vários livros de jornalismo investigativo, Góis é gaúcho, formou-se pela PUC-RS e tem mestrado pela ECO-UFRJ. Trabalhou em Folha e Estadão, em O Globo no DF e na Gazeta Mercantil, até chegar ao Valor, como repórter, desde a fundação do jornal.
Heloísa também estava no Valor desde a sua criação, em 2000. Ela iniciou a carreira no Jornal do Brasil, esteve depois em O Globo e passou 14 anos na Gazeta Mercantil, de onde saiu como chefe da Redação no Rio. Foi diretora de Comunicação Corporativa da Vésper, quando a empresa chegou ao País, antes de assumir a Chefia de Redação da sucursal carioca do Valor.
Desde que assumiu o controle total do jornal, em 2016, quando comprou a parte da Folha de S.Paulo, e até setembro passado, o Grupo Globo manteve praticamente intacta a equipe da redação. A partir de então começaram cortes pontuais – dentre eles o de Carmen Munari ([email protected] 11-998-180-500) –, que se aceleraram neste final de ano. Com isso, em São Paulo, deixaram agora o jornal Alda do Amaral Rocha e Daniele Madureira, e, a pedido, Bettina Barros e Denise Newmann, que era coordenadora do Valor PRO.