A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), lançou no fim de dezembro o livro 50 Anos Aberje: Ensaios e Memórias, em celebração ao seu cinquentenário. A obra é dividida em duas partes. A primeira conta sobre a trajetória da Aberje e sua relação com a evolução da comunicação corporativa no País. Nela, o leitor conhece a história da fundação da entidade, o seu processo de nacionalização e internacionalização, a criação das diversas frentes de atuação, tais como o Prêmio Aberje, o Centro de Memória e Referência, a Aberje Editorial e o DatAberje, bem como as perspectivas e os desafios.
Na segunda parte, o livro reúne 19 ensaios de profissionais da academia e do mercado, que refletem sobre os assuntos prementes da comunicação contemporânea: ética, responsabilidade social, reputação, engajamento, relações governamentais e institucionais, imprensa, redes sociais, mensuração e agências. Entre os autores estão nomes como Renato Janine Ribeiro, Matthew Shirts, Pollyana Ferrari, Suzel Figueiredo, Yacoff Sarkovas e Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia, entre outros. A publicação fecha o ciclo comemorativo do Projeto Aberje 50 anos, que contou com uma série de ações ao longo de 2018. O livro está disponível nas livrarias e no site da Aberje por R$ 45.