Embora não tenha sido nomeado oficialmente, Fábio Wajngarten está desde segunda-feira (8/4) no comando da Secom/PR. Ele assumiu o cargo em substituição ao publicitário Floriano Amorim, que estava no órgão desde a posse de Bolsonaro.
Floriano foi chefe de gabinete do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), e acompanhou o próprio presidente desde quando era deputado. Sob a responsabilidade da Secom estão a gestão de verbas e ações de publicidade, além do atendimento à imprensa. A ideia do Planalto, com as mudanças que pretende implementar na Comunicação, é investir mais recursos na campanha publicitária de TV pela reforma da Previdência e se aproximar da mídia tradicional, a fim de melhorar a relação com a imprensa.
Wajngarten, que acompanhou por algum tempo a comitiva que viajou com o presidente a Jerusalém, em Israel, é empresário, especialista em comunicação e atuou na campanha presidencial de Bolsonaro. Abandonou a carreira de advogado aos 22 anos. Sócio e fundador do Controle da Concorrência e da FW Comunicação, empresas de pesquisas e apuração de dados sobre conteúdo e publicidade no meio televisivo, foi um dos articuladores da vinda da consultoria GFK ao Brasil, para a mensuração de audiência televisiva – projeto que chegou a ser implementado com o apoio de algumas emissoras abertas, mas acabou descontinuado. (Com informações do Meio & Mensagem)