Por Luciana Gurgel, direto de Londres
Mais um jornalista perde a cabeça aqui no Reino Unido por causa de gracinhas daquele tipo que só o autor acha graça. A bola da vez foi o apresentador da Radio 5 Live, Danny Baker. Nessa quarta-feira, enquanto o país enternecia-se com a foto da família real admirando o novo bebê, Baker tuitou uma foto de um casal com um filhote de chimpanzé e o doce comentário: “Bebê real deixa o hospital”.
Impressionante como um jornalista experiente não mediu as consequências de tal gracinha. Principalmente sendo ele da BBC, uma emissora pública. Que não perdeu tempo e o demitiu em seguida.
Mas ele não pareceu arrependido. Na manhã desta quinta (9/5), ao ser abordado na porta de casa por equipes de reportagem, ironizou o caso e usou palavras chulas para referir-se ao chefe que o havia dispensado.
E se algo poderia ser ainda pior, foi a justificativa. Baker tentou consertar dizendo que não teve intenção de ser racista, e que pretendia associar a realeza a animais de circo, sem conotação com raça. Não colou. O caso virou trending topic, e está provocando uma boa discussão sobre racismo por aqui.
Recentemente, William Sitwell, editor da revista de gastronomia da rede de supermercados Waitrose, também perdeu o cargo por um e-mail enviado a uma repórter ridicularizando os veganos. Nada como pensar várias vezes antes de postar ou enviar mensagens.